Publicidade

Como vender pelo WhatsApp | Guia Prático

Por| Editado por Bruno Salutes | 01 de Junho de 2022 às 16h50

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas
Tudo sobre WhatsApp

Descobrir como vender pelo WhatsApp pode ser uma alternativa interessante para desenvolver seu negócio nas redes sociais. Isso porque além de recursos de pagamentos, o aplicativo de mensagens também disponibiliza diversos recursos comerciais em sua versão Business. Então, essa pode ser uma maneira prática de se aproximar dos clientes criando um canal de vendas através do WhatsApp.

Outra vantagem, é que você pode converter sua conta pessoal em comercial gratuitamente para aproveitar tais recursos. Pensando nisso, algo essencial para quem está começando a vender pelo WhatsApp é conhecer as melhores ferramentas do aplicativo para realizar vendas. Nesta matéria, confira um guia prático dos melhores recursos!

1. Acesse o WhatsApp Business

Continua após a publicidade

WhatsApp Business (Android | iOS) é uma versão gratuita do mensageiro que adiciona várias ferramentas comerciais ao aplicativo. Lá você pode ter um perfil comercial, exibir itens do seu catálogo de produtos, configurar respostas instantâneas, criar links personalizados e até mesmo organizar conversas por etiquetas.

Para começar a usar o WhatsApp Business, basta baixar seu aplicativo e adicionar seu número de celular. Também é possível escolher se deseja usar um número já existente ou cadastrar um número novo no WhatsApp. Nesse caso, a segunda opção é uma ótima alternativa para quem tem um número comercial.

2. Apresente seu catálogo

Continua após a publicidade

Outra funcionalidade interessante, é o recurso de catálogo virtual, isso porque o WhatsApp permite que você adicione e envie seus produtos durante conversas. Tocando no ícone “Anexo” você pode enviar um item do seu catálogo na conversa. Assim, seus clientes podem conferir mais detalhes sobre ele e até mesmo serem redirecionados para sites e outros links importantes.

Utilizar esse recurso com o pagamento via WhatsApp, pode ser uma ótima opção para realizar vendas diretamente no aplicativo. Afinal, após combinar prazos e detalhes referente a entrega de seus produtos ou serviços você pode receber o pagamento através do WhatsApp. Vale a pena conferir!

3. Faça listas de transmissão

Continua após a publicidade

Caso você queira divulgar uma novidade, promoção ou desconto em sua loja, você pode aproveitar o recurso de lista de transmissão no WhatsApp. Essa funcionalidade pode facilitar bastante sua vida permitindo que você envie uma única mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo.

Na prática, isso pode aumentar bastante sua produtividade, afinal, todas as mensagens enviadas através da “Lista de transmissão” chegam para seus contatos no chat privado. No entanto, essa funcionalidade só está disponível para quem tem seu número salvo nos contatos. O chat da lista de transmissão é parecido com um grupo no WhatsApp, mas nele só você pode enviar mensagens. Além disso, você pode criar listas de transmissão com até 256 contatos.

4. Programe mensagens automáticas

Continua após a publicidade

No WhatsApp, também dá para aproveitar extensões que adicionam novas funções ao mensageiro — uma delas é a função de programar mensagens. Por exemplo, caso você trabalhe realizando entregas, é possível criar uma mensagem automática avisando que você está saindo para entregar um pedido (tal qual o iFood). Mas, há um porém. Essa função só está disponível adicionando extensões ao seu navegador e acessando o mensageiro pelo WhatsApp Web.

5. Crie links de conversa instantânea

Outra funcionalidade bem legal, são os links de conversa instantânea. O WhatsApp permite que você crie um link personalizado do seu número através da função “Conversa em um clique” (wa.me). Isso significa que você pode compartilhar um link instantâneo do seu contato no WhatsApp, facilitando ainda mais a comunicação com clientes através de outras redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube).

Continua após a publicidade

Conhecendo essas funções, vender no WhatsApp pode ser um pouco mais prático. Gostou dessa matéria? Compartilhe essa dica com seus amigos que estão começando negócios no WhatsApp.