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Como vender no Mercado Livre | Guia Prático

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Junho de 2023 às 10h35

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Divulgação/Mercado Livre
Divulgação/Mercado Livre
Tudo sobre Mercado Livre

O Mercado Livre permite que qualquer pessoa ou empresa anuncie produtos (novos ou usados) para vender pela internet, com soluções que buscam oferecer confiança e uma boa experiência aos consumidores e comerciantes.

Para vender no Mercado Livre, é preciso criar uma conta pelo site ou aplicativo e escolher um tipo de anúncio — com opção gratuita ou impulsionado por planos pagos.

Como começar a vender no Mercado Livre

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No Mercado Livre, é possível se cadastrar como pessoa física ou jurídica para vender online. As contas de empresa são indicadas para comerciantes que anunciam múltiplos itens e é necessário ter autorização legal para fazer o cadastro do CNPJ.

  1. Crie uma conta no Mercado Livre;
  2. Clique em “Vender” no menu da conta;
  3. Escolha anúncio de “Produtos” entre as opções;
  4. Escreva um título e descrição do produto;
  5. Classifique a categoria do produto;
  6. Informe se o produto é novo ou usado;
  7. Adicione fotos do produto;
  8. Informe o preço;
  9. Defina um forma de envio: Mercado Envios ou retirar pessoalmente;
  10. Escolha um tipo de anúncio: gratuito, clássico ou premium;
  11. Revise o anúncio e confirme.

Além de produtos, você pode anunciar veículos, imóveis e serviços no Mercado Livre.

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Ao acessar a seção “Anúncios” pelo menu da conta, você consegue editar as informações do produto, acompanhar estatísticas de acesso, desativar ou finalizar seu anúncio.

O dinheiro das vendas realizadas no Mercado Livre é creditado automaticamente em sua conta Mercado Pago.

Quais os tipos de anúncios no Mercado Livre

O Mercado Livre oferece anúncios grátis e alternativas pagas para impulsionar sua oferta. Anúncios na modalidade gratuita têm baixa exposição no marketplace e duração de 60 dias, enquanto as opções com pagamento de tarifa têm maior exposição e duração ilimitada no site.

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Regras para anúncios grátis

A modalidade gratuita de anúncios no marketplace tem algumas limitações por usuário:

  • Apenas 10 anúncios ativos por vez;
  • Estoque de apenas uma unidade por produto;
  • Máximo de cinco vendas de produtos novos no período de um ano;
  • Máximo de 20 vendas de produtos usados no período de um ano.

Vendedores de lojas MercadoLíder e usuários profissionais do Mercado Pago não podem anunciar gratuitamente.

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Anúncios Clássico e Premium

Os valores das modalidades pagas de anúncio são calculados de acordo com a categoria do produto. São duas opções de tarifas para produtos: Clássico e Premium.

A primeira tem uma taxa de 10% a 14% a depender da categoria do produto, enquanto a segunda cobra de 15% a 19% sobre o valor do pedido.

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A diferença entre Clássico e Premium no Mercado Livre está no aumento de exposição no site (máxima para anúncios premium) e na oferta de parcelamento em até 12x sem juros.

Confira as taxas cobradas para anúncios Clássico e Premium em algumas categorias:

CategoriaAnúncio ClássicoAnúncio Premium
Ar Condicionado11%16%
Cadeiras para escritório12%17%
Calças14%19%
Celulares11%16%
Geladeiras11%16%
Micro-ondas11%16%
Notebooks11%16%
Pneus11,5%16,5%
Robôs Aspiradores11%16%
Sofás11,5%16,5%
Suplementos12%17%
Tablets11%16%
Televisores11%16%
Tênis14%19%

Além dessa taxa, a plataforma cobra um valor fixo de R$ 6 por item vendido com preço menor de R$ 79. Esse custo não é aplicado em livros, produtos acima desse valor e vendas pelo Mercado Shops.

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O pagamento desses valores é feito apenas na efetivação da venda.

Como gerenciar vendas e enviar produto

Ao fechar uma venda pelo Mercado Livre, você será notificado pela plataforma e por e-mail. Como o marketplace preza pela rapidez das entregas, é importante responder e enviar o produto de imediato.

Na sua conta, você pode acessar a aba “Vendas” para verificar o status, confirmar o pagamento e emitir a nota fiscal de venda.

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Mercado Envios

Caso tenha optado por utilizar o Mercado Envios, o serviço de logística integrada do Mercado Livre, você pode imprimir a etiqueta de envio gerada pela venda do produto dentro da aba de “Vendas”.

O Mercado Envios oferece diferentes opções de frete, incluindo envio por meio dos Correios e transportadoras parceiras. O serviço oferece também proteção ao vendedor em caso de extravio, danos ou atrasos na entrega do pacote.

Pelo Mercado Envios, tanto você quanto o comprador podem rastrear o pedido e receber notificações quando o pacote chega ao destino. O valor da venda é liberado alguns dias após a entrega na sua conta no Mercado Pago.

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Você também pode escolher por entregar o produto pessoalmente. Nesse caso, é importante considerar locais públicos e seguros para encontrar com o comprador e pedir a assinatura de um comprovante de entrega com dados do produto.

O que é Mercado Shops e MercadoLíder?

O Mercado Livre conta também com outras soluções e benefícios para os vendedores no marketplace com o Mercado Shops e o MercadoLíder.

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Mercado Shops

O Mercado Shops é uma ferramenta para os vendedores montarem sua loja virtual personalizada dentro da plataforma. Essa solução permite que você amplie sua presença online e fortaleça sua marca.

Entre os recursos do Mercado Shops, você vai encontrar:

  • Personalização de layout;
  • Inserção de marca e logotipo;
  • URL própria da sua loja online;
  • Criação de categorias próprias;
  • Ferramentas de gestão de estoque;
  • Ferramentas de análise de desempenho;
  • Mais opções de pagamento.
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MercadoLíder

Já o MercadoLíder é um programa de reconhecimento do Mercado Livre que destaca os vendedores mais bem avaliados da plataforma, que oferecem um serviço de qualidade, possuem muitas vendas, têm boa reputação e proporcionam uma boa experiência aos clientes.

Os vendedores que alcançam o status de MercadoLíder recebem um selo distintivo em seu perfil e anúncios, o que pode transmitir confiança e credibilidade aos compradores. São três tipos de selos: MercadoLíder, MercadoLíder Gold e MercadoLíder Platinum.

Entre os benefícios de se tornar um MercadoLíder estão:

  • Atendimento personalizado do Mercado Livre pelo chat;
  • Opção de oferecer frete grátis pelo Mercado Envios;
  • Anúncios com prioridade e maior visibilidade;
  • Convite para reuniões de capacitação e aconselhamento pelo Mercado Livre.

Para ser elegível ao selo MercadoLíder, você precisa ter menos de 0,5% de reclamações ou cancelamentos sobre suas vendas pela plataforma.

Como adquirir reputação no Mercado Livre?

Como forma de destacar os bons vendedores e ajudar os usuários a tomar boas decisões de compra pelo marketplace, o Mercado Livre exibe junto à página de produtos o nível de reputação do vendedor.

A reputação é representada por uma faixa de cores que vai do vermelho (a pior classificação) ao verde.

Para ganhar reputação como vendedor no Mercado Livre, é preciso que:

  • Reclamações não excedam 2% das suas vendas;
  • Entregas com atraso não excedam 10% das suas vendas;
  • Cancelamentos não excedam 1,5% das suas vendas (reputação verde);
  • Cancelamentos não excedam 0,5% das suas vendas (para MercadoLíder).

O nível de reputação passa a ser exibido no seu perfil após as suas 10 primeiras vendas. Ter a reputação em nível verde passa mais confiança e atrai mais clientes e, consequentemente, potencializa as suas vendas.

Dicas para vender no Mercado Livre

Para conseguir um bom desempenho de vendas e criar uma reputação de excelência como vendedor no Mercado Livre, você pode seguir algumas dicas:

  • Crie anúncios detalhados e atraentes;
  • Forneça informações claras sobre os produtos;
  • Ofereça preços competitivos;
  • Responda os clientes com rapidez e educação;
  • Ofereça opções de pagamento e parcelamento;
  • Embale os produtos com cuidado;
  • Utilize os tipos de anúncios com maior exposição (clássico ou premium);
  • Crie e mantenha uma boa reputação (nível verde);
  • Utilize ferramentas de análise de desempenho.

Vender no Mercado Livre requer dedicação e comprometimento, e com frequência você deve ajustar suas estratégias para atrair consumidores. Saiba também como divulgar serviços no Mercado Livre e como evitar golpes na plataforma.