Como vender no Mercado Livre

Como vender no Mercado Livre

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Guadalupe Carniel | 03 de Novembro de 2021 às 21h10
André Magalhães/Canaltech

Há alguns anos, vender algum produto pela internet parecia uma realidade extremamente distante. Agora, com novas ferramentas e praticidades, vender no Mercado Livre (Android | iOS | Web) está muito mais fácil do que aparenta.

Basta ter uma conta na plataforma, criar um anúncio, preencher as informações do produto, escolher como enviá-lo e pronto. Confira abaixo mais informações!

Como vender no Mercado Livre

Acesse sua conta

Para vender algum produto no Mercado Livre, você precisa ter uma conta na plataforma. Acesse a sua, ou crie uma, inserindo os dados de pessoa física, ou pessoa jurídica, caso possua uma loja com CNPJ e razão social.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Acesse ou crie uma conta no Mercado Livre (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Crie um anúncio

No celular ou no PC, clique em “Vender” para começar a criar um anúncio.

No celular ou no PC clique em "Vender" para criar um anúncio (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Selecione o que vender e a forma de anunciar

Escolha se vai vender “Produtos”, “Veículos”, “Imóveis” ou “Serviços”. Em seguida, insira um título para o anúncio, selecione a categoria do produto, e escolha a forma de anunciá-lo.

Selecione o que quer vender no Mercado Livre e insira um título para o anúncio (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Preencha as informações do produto

Insira boas fotos do produto, quantos estão disponíveis no estoque, informe se o produto tem variações, preencha o código universal dele (usado para aparecer nos resultados de busca) e preencha a ficha técnica.

Preencha as informações do produto e clique em "Confirmar" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Insira o preço

Com a ficha técnica e especificações preenchidas, escolha o preço que você quer cobrar pelo produto.

Adicione o preço pelo qual você quer vender os produtos (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Defina como vai enviar o produto

Antes de prosseguir, defina se quer permitir retirá-lo pessoalmente. A opção de enviar o produto usando o Mercado Envios do Mercado Livre é obrigatória. Em seguida, escolha se quer oferecer entregas grátis (será cobrado um valor de R$ 32,90 por envio).

Defina a forma de envio (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Revise o anúncio antes de publicá-lo

Foram solicitadas muitas informações ao longo do processo, então revise o anúncio e tenha certeza de que tudo foi preenchido corretamente. Estando tudo certo, clique em “Anunciar”.

Revise o anúncio e toque em "Anunciar" caso esteja tudo certo (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Escolha a forma de pagamento

Os pagamentos e transações no Mercado Livre podem e são encorajados a serem feitos pelo Mercado Pago — sendo a melhor opção para vendedores e compradores, por ser mais seguro e garantido. Dessa maneira, você recebe o dinheiro mesmo que o comprador esteja inadimplente.

E o mesmo vai acontecer com o consumidor, que pode receber de volta o dinheiro caso o produto não esteja de acordo com o anúncio. Por isso, crie um anúncio coeso e com o máximo de informações possíveis.

Saiba quais taxas o Mercado Livre cobra

Dependendo do tipo de anúncio que você criou — Gratuito, Clássico ou Premium — o Mercado Livre oferece alguns benefícios referentes a Exposição, Duração da exposição e até mesmo parcelamento sem acréscimo. Confira a tabela abaixo:

Confira a tabela de exposição do seu anúncio (Imagem: Mercado Livre/Reprodução)

Para cada venda feita, haverá cobrança de uma comissão fixa pelo Mercado Livre, porém algumas serão cobradas apenas nas modalidades Clássica e Premium.

Para os que escolherem a opção Gratuito, não precisarão pagá-las, no entanto, o produto não será exibido com destaque na plataforma; os compradores precisarão encontrá-los na seção de busca. Neste link, você pode encontrar a tabela de taxas cobradas pelo Mercado Livre.

Faça os envios pelo Mercado Envios

Ao concretizar uma venda, imprima a etiqueta do Mercado Envios e,conforme o serviço contratado, leve o pacote a uma agência dos Correios, agência do Mercado Livre ou prepare-o para ser coletado no seu estabelecimento.

Pronto! Agora você está pronto para criar seus próprios anúncios e vender no Mercado Livre.

Este artigo não é um publieditorial. Tem caráter unicamente informativo e não isenta o leitor quanto ao dever de tomar conhecimento e compreender a integralidade dos termos de uso do serviço mencionado na matéria jornalística aqui publicada. O Canaltech não se responsabiliza pelas condições e alterações de uso dispostas por empresas, plataformas ou agentes externos, sendo certo que a utilização de serviços de terceiros por parte dos nossos leitores ocorre exclusivamente por sua conta e risco.

Fonte: Mercado Livre (1, 2)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.