Publicidade
Conteúdo apoiado por
Ir para o site do Kaspersky!

Como usar o "tap to pay" no iPhone | Pagamento NFC

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Reprodução/Apple
Reprodução/Apple

O Tap to Pay no iPhone é um recurso que permite utilizar o celular da Apple para receber pagamentos por aproximação, seja por cartões de crédito, débito ou dispositivos com NFC. Para habilitar a função, os donos de comércio devem instalar o aplicativo de uma prestadora de serviço de pagamento que tenha implementado esse sistema.

No Brasil, o Tap to Pay foi lançado em setembro de 2023 e a Cloudwalk, responsável pela InfinitePay, foi a primeira a oferecer o recurso aos seus clientes. As empresas Stone, Nubank, SumUp e Granito são as próximas a integrar esse modelo em seus aplicativos.

Como usar o Tap to Pay no iPhone

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para usar a função, é necessário utilizar o aplicativo de uma prestadora de serviço de pagamento (PSP) que disponibiliza o recurso da Apple. Não é possível acessar a ferramenta por bancos ou instituições financeiras que não realizaram a integração.

Os comerciantes e varejistas devem escolher a prestadora e instalar o app através da App Store:

  1. Entre na App Store pelo celular;
  2. Escolha uma PSP com Tap to Pay integrado;
  3. Instale o aplicativo da prestadora de serviço de pagamento;
  4. Crie ou acesse sua conta;
  5. Selecione a função Tap to Pay;
  6. Habilite a configuração do aparelho.

Ao habilitar a configuração, há uma verificação dos critérios de qualificação, incluindo o modelo do aparelho, a versão do iOS e se um código foi definido. Após a conclusão da verificação, o applet de aceitação de pagamentos é instalado no Secure Element, junto com a configuração do kernel de pagamento.

Como pagar com o Tap to Pay

Para os clientes e consumidores, o pagamento em um iPhone segue o mesmo procedimento de uma maquininha de cartão convencional — basta aproximar o dispositivo de pagamento (cartão, outro celular ou um relógio inteligente, por exemplo).

O Tap to Pay indica o valor cobrado, o nome do comerciante e onde o cartão ou dispositivo NFC deve ser aproximado para realizar a transferência.

Continua após a publicidade

A Apple informa que os dados pessoais — como números de cartão de crédito ou telefone — são protegidos pelo componente Secure Element e não são disponibilizados ao comerciante.

Disponibilidade

O Tap to Pay está disponível em vários países, inclusive no Brasil, e em aparelhos iPhone XS ou superior, sempre com a versão mais recente do iOS.

Conheça também o Apple Pay, o serviço de pagamento online da Apple.