Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple | O que é o "tap to pay" no iPhone?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Setembro de 2023 às 17h02

Link copiado!

Reprodução/Apple
Reprodução/Apple
Tudo sobre Apple

A função Tap to Pay no iPhone permite transformar o celular da Apple em uma máquina para receber pagamentos por aproximação através de cartões de crédito, débito ou outros serviços com tecnologia de proximidade — como o Apple Pay com NFC.

O recurso oferece a comerciantes e varejistas a possibilidade de aceitar pagamentos diretamente em um aparelho iPhone, sem a necessidade de utilizar outro hardware adicional. Na prática, o Tap to Pay substitui o serviço das maquininhas de cartão bastante populares no comércio.

Integração do Tap to Pay

Continua após a publicidade

A disponibilidade do serviço depende da integração do Tap to Pay nos aplicativos e plataformas de transação para o sistema iOS. No Brasil, a CloudWalk, responsável pela InfinitePay, foi a primeira a oferecer o método da Apple aos seus clientes. Stone, Nubank, SumUp e Granito seguem a CloudWalk e prometem lançar o recurso em breve aos seus usuários.

Para implementar o serviço, os desenvolvedores precisam conectar um prestador de serviços de pagamento (PSP) compatível, que faça o processamento dos pagamentos e forneça as configurações de terminal necessárias para o aparelho do comerciante.

Pagamentos seguros

Continua após a publicidade

O recurso protege as informações pessoais de quem realiza o pagamento e não coleta elementos da transação que possam identificar a pessoa. De acordo com a Apple, dados como números de cartão de crédito ou telefone são protegidos pelo componente Secure Element e não são disponibilizados ao comerciante.

Segundo a gigante de Cupertino, os dados do cartão ficam entre o prestador do serviço de pagamento (PSP) do comerciante, a pessoa que faz o pagamento e a administradora do cartão.

Como usar o Tap to Pay

Os comerciantes e varejistas que desejam utilizar o Tap to Pay no iPhone como uma forma para receber pagamentos conseguem instalar o serviço com facilidade.

Continua após a publicidade

Para isso, basta baixar na App Store o aplicativo do prestador de serviço de pagamento que tenha o recurso integrado e permitir a configuração do aparelho. Em seguida, já é possível coletar os valores através do celular.

Para os clientes, a tela do iPhone apresenta com clareza as informações sobre o valor cobrado, o nome do comerciante e as instruções sobre onde aproximar o cartão ou dispositivo.

Onde está disponível

Continua após a publicidade

O Tap to Pay está disponível em Estados Unidos, Taiwan, Austrália, Reino Unido, Holanda e Brasil — através de diferentes prestadores de serviço de pagamento — e em aparelhos iPhone XS ou superior, sempre com a versão mais recente do iOS.

Conheça mais também sobre o sistema de pagamentos online da Apple, o Apple Pay.