Como colocar senha nos aplicativos
Por Kris Gaiato • Editado por Guadalupe Carniel |
Saber como colocar senha nos aplicativos deixou de ser um cuidado extra para se tornar uma medida básica de segurança. Afinal de contas, a maioria dos usuários possui programas importantes instalados em seus celulares, como aplicativos de banco. Portanto, além de evitar olhos curiosos, a ação também minimiza a ação de criminosos.
- 13 dicas para proteger seus dados bancários no celular
- 8 funções para ter mais privacidade no Android
Existem uma variedade notável de aplicativos de terceiros que tornam a ação possível. Embora sejam eficazes, esses programas não são imbatíveis. Se o invasor descobrir a senha de desbloqueio do aparelho, é possível que ele consiga desinstalar o programa de proteção. Para criar uma camada extra de segurança, então, bloqueie o acesso às Configurações do celular com senha.
1. App Lock
Uma das soluções mais populares para bloquear aplicativos, o App Lock possui recursos adicionais, como pastas secretas e a opção de configurar a câmera frontal para fotografar qualquer pessoa que tentar invadir sua privacidade. Além disso, usuários também podem bloquear apps nativos para proteger os ajustes do telefone, as ligações, SMS e outras informações. Infelizmente, esses recursos são limitados no iOS.
2. Bloqueio: AppLock
- Compatibilidade: Android
- Preço: gratuito
Em geral, as ferramentas para colocar senha nos aplicativos não apresentam muitas diferenças. Nesse caso, o usuário também pode bloquear apps nativos, escolher diferentes formas de proteção e tirar foto de curiosos que tentarem acessar os programas protegidos. Aqui também há a possibilidade de criar pastas secretas para armazenar fotos, vídeos e outros arquivos.
3. Bloqueio de Apps - Bloqueie apps com senha/digital
- Compatibilidade: Android
- Preço: gratuito
Outra saída interessante é o Bloqueio de Apps que, como a maioria das soluções do gênero, está disponível somente para Android. Em relação aos demais, o aplicativo não inova, incluindo as funções mais básicas de bloqueio e diferentes padrões de proteção.
4. Norton App Lock
- Compatibilidade: Android
- Preço: gratuito com compras dentro do app
Se você prefere uma opção mais conhecida, talvez o Norton App Lock seja a saída ideal para você. O aplicativo é um dos vários produtos da famosa empresa de antivírus. Apesar disso, além do nome, a solução não sai do básico e apresenta os mesmos recursos que os seus concorrentes.
5. Ajustes do iOS
- Disponibilidade: iOS.
Através da seção de "Ajustes" do iOS, é possível bloquear ou restringir o uso de alguns apps. Basta apenas selecionar um tempo de uso baixo — ultrapassado esse limite, o sistema exigirá uma senha de acesso para continuar usando.
- Acesse o seu "Ajustes" e clique em "Tempo de uso";
- Depois de acessar a aba "Limite de apps", ative a função;
- Insira uma senha e selecione todos os apps cujo acesso você queira restringir;
- Faça os últimos ajustes e, feito isso, atingido o tempo estipulado, você deverá digitar a senha para continuar usando-o.
6. Pasta Segura da Samsung
- Disponibilidade: OneUI (Android) — modelos da linha Galaxy A ou superiores.
Alguns modelos da Samsung contam com um app nativo chamado "Pasta Segura", no qual é possível guardar, dentre outras coisas, apps que podem ser acessados através de senha. Este espaço é protegido e criptografado dentro do celular, com a intenção de guardar informações sigilosas, com o intuito de travar o acesso por pessoas mal-intencionadas.
7. Use sua biometria ou reconhecimento facial
Nem todos os apps permitem o acesso por biometria ou Face ID. Mas, apps como o Nubank ou de outros bancos, por exemplo, permitem que você ative o acesso dessa maneira. Portanto, além das opções listadas acima, sempre que um app permitir o acesso via biometria ou reconhecimento facial, configure-os. Isso é uma camada extra de segurança para os seus apps.
8 . Crie senhas nativas fortes
Além de tudo que foi descrito acima, lembre-se também de criar senhas fortes para as plataformas que oferecem a opção. Em apps de banco, por exemplo, é recomendável que você use combinações com letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Evite inserir elementos como nomes, sobrenomes e datas relevantes. Para não esquecer as senhas, anote-as em um bloco de notas físico.
Pronto! A partir de agora você já sabe como colocar senha nos aplicativos ou torná-los ainda mais seguros contra acessos mal-intencionados.