8 funções para ter mais privacidade no Android

8 funções para ter mais privacidade no Android

Por Rodrigo Folter | Editado por Bruno Salutes | 27 de Dezembro de 2021 às 19h00
twenty20photos/Envato

Privacidade é um dos principais assuntos do momento, além de uma das principais preocupações em um mundo cada vez mais dependente da tecnologia. Por isso, o Canaltech separou oito funções para ter mais privacidade no Android, algumas delas nativas do próprio aparelho, outras não.

Algumas dessas funções dão um pouco mais de trabalho que outras para realizar, mas o esforço para proteger seus dados e ter mais controle sobre seu aparelho vale a pena. Confira abaixo.

1. Use um PIN

Essa função é uma das mais básicas para os aparelhos. Quando estiver configurando seu Android novo é possível selecionar um PIN para aumentar a privacidade e evitar que os curiosos de plantão acessem seu aparelho e vejam suas mensagens, fotos e outros arquivos.

2. Mantenha seu celular atualizado

Ter a última versão do sistema operacional de seu celular instalado é uma das principais armas para ter mais privacidade em seu aparelho, minimizando os riscos de vulnerabilidade de seu aparelho a ataques externos. Para mantê-lo sempre atualizado acompanhe abaixo.

  1. Acesse as configurações de seu aparelho;

  2. Entre na seção "Sobre o telefone" e clique em "Atualização de software";

  3. Baixe e instale para manter o aparelho em dia.
Atualizar o software do Android aumenta a privacidade no Android (Captura de tela: Rodrigo Folter)

3. Verifique as permissões dos aplicativos

Sempre que abrir um aplicativo pela primeira vez uma série de permissões serão pedidas para o usuário, mas nem todas são necessárias para funcionar corretamente. Veja quais são realmente necessárias e, caso queira mudar, basta controlar as permissões através das configurações do sistema.

4. Ativar autenticador de duas etapas nos seus aplicativos

Sistemas como o Google Authenticator permitem adicionar uma camada extra de privacidade em aplicativos compatíveis, dificultando que informações pessoais sejam acessadas de maneira indesejada. Veja alguns dos melhores autenticadores de senha para celular separado pelo Canaltech.

5. Esconda as notificações

Os aparelhos Android permitem de forma que o usuário, de forma nativa, controle quais notificações apareceram na tela do seu celular, permitindo mais privacidade e de quebra não atrapalha o usuário quando está jogando algo ou assistindo algum filme.

  1. Acesse as configurações do aparelho;

  2. Vá em "Notificações" e em seguida clique em "Aplicativos incluídos";

  3. Veja os aplicativos com as notificações ativadas e escolha quais deseja permitir ou não.
Veja todos os aplicativos que notificam seu celular e controle a privacidade no Android (Captura de tela: Rodrigo Folter)

6. Use uma VPN

É bastante comum ouvir falar sobre VPN, e você pode conferir o que é e como funciona nesse texto. Ela é uma ótima aliada para sua privacidade. Há muitas opções no mercado, encontre aquela que cabe no seu orçamento e garanta mais segurança ao seu aparelho.

7. Desinstale aplicativos pouco usados

Muitas vezes instalamos algo e testamos, mas acaba não fazendo parte do nosso dia a dia e esquecemos que ele está ali. Mas, como os outros, as permissões de acesso ao seu aparelho continuam armazenadas nele, portanto, já que não há uso constante, desinstalar o aplicativo te dá mais privacidade.

8. Tome cuidado com a permissão de localização

Por último, mas extremamente importante, vamos falar sobre a localização. Com exceção de aplicativos de viagem, muitos não precisam dessa permissão para funcionar. Negue o acesso a sua localização ou, ao menos, permita que tenha acesso apenas durante o uso do aplicativo.

  1. Acesse as configurações de seu aparelho e vá para "Gerenciar permissões";

  2. Procure por "Local". É possível ver quantos aplicativos tem essa permissão abaixo;

  3. Escolha quais deseja manter e a forma, o tempo todo ou durante o uso, e finalize.
Controle as permissões de Local para ter mais privacidade no Android (Captura de tela: Rodrigo Folter)

Tire um momento para realizar essas funções e ter mais privacidade em seu celular Android.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.