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Como cancelar pedido no iFood | Guia Prático

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

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iFood/Divulgação
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Você consegue cancelar um pedido no iFood em diferentes momentos caso tenha ocorrido algum imprevisto ou até mesmo batido o arrependimento de ter solicitado algo. Apesar da possibilidade, a plataforma conta com diferentes regras que procuram tornar o processo mais justo para todas as partes envolvidas.

Como cancelar um pedido no iFood

Pedidos de cancelamentos do iFood podem ser feitos inteiramente nos menus do app e dispensam qualquer tipo de contato com o estabelecimento.

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Antes da confirmação da loja

Você tem a opção de cancelar o pedido do iFood antes da loja confirmá-lo, mas é necessário ser “rápido do gatilho” para a solicitação não ser aceita. Faça assim:

  1. Na tela inicial, toque em “Pedidos”;
  2. Toque em “Ajuda” no pedido desejado;
  3. Selecione “Quero cancelar meu pedido”;
  4. Forneça as informações solicitadas pelo app.

Depois da confirmação da loja (antes e depois da separação)

É possível cancelar um pedido no iFood mesmo depois que a loja confirmar a solicitação, mas existem algumas diferenças quando esse é o caso:

  • Antes da preparação: você tem direito ao reembolso integral  do valor pago, uma vez que o estabelecimento ainda não começou a preparar o seu pedido — o local também tem direito de executar a mesma ação caso esteja enfrentando algum problema para dar continuidade ao pedido.
  • Durante a preparação: se o seu pedido estiver dentro do prazo de entrega (o que inclui de dez a 15 minutos após prazo final), o estabelecimento é quem decide se aceita ou recusa o cancelamento. Agora, se o estabelecimento estiver com o pedido atrasado, é necessário aguardar mais 15 minutos do prazo final para encerrar o pedido e ter reembolso total do valor.

Tendo isso em mente, basta seguir o passo a passo abaixo para cancelar o pedido depois da confirmação:

  1. Na tela inicial, toque em “Pedidos”;
  2. Selecione “Ajuda” no pedido que deseja cancelar;
  3. Selecione “Preciso de ajuda com meu pedido”;
  4. Selecione o tipo de problema;
  5. Se for atraso, selecione “Meu pedido está atrasado”.



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Durante a entrega

Você pode cancelar um pedido no iFood mesmo que ele esteja em deslocamento para o seu endereço, mas saiba que existem regras específicas para as mais variadas situações. 

Confira na lista abaixo:

  • Caso o pedido esteja no prazo estimado de entrega, você até consegue cancelá-lo, mas não terá direito ao reembolso;
  • Se o pedido estiver atrasado, você pode fazer o cancelamento e ter direito ao reembolso:
  • Para restaurantes, o limite é de 15 minutos depois do tempo estipulado pelo comércio;
  • Para estabelecimentos como mercados, farmácias e shoppings, o limite é de 30 minutos após o prazo estipulado.
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Tendo as regras básicas em mente, veja abaixo como cancelar um pedido durante a entrega:

  1. Na tela inicial, selecione “Pedidos”;
  2. Selecione “Ajuda” no pedido desejado;
  3. Selecione “Preciso de ajuda com meu pedido”;
  4. Selecione o tipo de problema que melhor se enquadra no seu caso.

Depois da entrega

Nesse tipo de situação, vale destacar de antemão que o prazo para solicitar o cancelamento após a entrega é de até 48 horas para pedidos em restaurantes e até sete dias corridos para pedidos em mercados, pet shops, farmácias, bebidas, shoppings, entre outros.

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Sendo mais específico, em restaurantes, a sua solicitação de cancelamento é enviada para o comércio, que decide se faz o reembolso. Caso o local não atenda à solicitação, recuse ou não resolva o problema, é necessário entrar em contato com o iFood, detalhar a situação e pedir uma análise para a plataforma decidir algo sobre o seu caso.

Agora aprenda como cancelar um pedido após a entrega:

  1. Na tela inicial, selecione “Pedidos”;
  2. Selecione “Ajuda” ao lado do pedido desejado;
  3. Selecione “Preciso de ajuda com meu pedido”;
  4. Selecione o tipo de problema que melhor se enquadra no seu caso;
  5. Forneça as informações solicitadas pela plataforma.

O iFood também conta com uma espécie de cartilha que aponta os direitos e deveres de clientes e lojas quanto ao cancelamento de pedidos. Segundo a empresa, essas regras visam garantir segurança, transparência e relações mais justas entre as partes — além de serem um norte para a plataforma tomar decisões a respeito de reembolsos e situações do tipo.

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Você pode acessar o site da empresa para conferir a íntegra da cartilha e se informar sobre outras regras de cancelamento de pedidos: news.ifood.com.br.

Agora que você sabe abrir mão de encomendas no iFood, é necessário acessar a aba de reembolsos e pedir a devolução do seu dinheiro, se você tiver direito.