Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome vai simplificar a vida de quem precisa reabrir muitas abas de uma vez só

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Junho de 2021 às 14h35

Link copiado!

Charles Deluvio/Unsplash
Charles Deluvio/Unsplash
Tudo sobre Google

Faz parte do cotidiano com navegadores o fato de fechar guias por acidente enquanto navega, seja clicando por engano, seja abusando dos atalhos do teclado. Essa interrupção, por sua vez, se torna ainda pior quando o assunto é ressuscitar abas anteriormente agrupadas, em que o usuário é obrigado a reabrir uma a uma e, mais uma vez, restabelecer o vínculo entre elas.

Finalmente, o Google parece trabalhar em uma solução para esse problema no Chrome. No canal de testes Chrome Canary, atualmente na versão 93, usuários podem ativar a reabertura de guias em grupo a partir do histórico. Em vez de clicar em cada uma das abas, um único toque sobre o grupo reativa todas elas simultaneamente — e novamente reunidas.

Para isso, é necessário estar na última versão do Chrome Canary e ativar uma flag oculta no menu chrome://flags, acessível por meio da barra de endereços. Na sequência, use a barra de ferramentas para encontrar a opção “Show app menu history sub menus”, habilite a função de mesmo nome e, então, reinicie o navegador.

Continua após a publicidade

Se tudo deu certo, o navegador passará a apresentar guias agrupadas com suas respectivas cores na área “Recentemente fechadas”. Se você passar o mouse sobre elas, verá cada uma das guias incluídas na subseção. Assim, o usuário poderá tanto abrir cada página individualmente ou o grupo inteiro de uma só vez.

Novidade parecida foi flagrada meses atrás pelo mesmo usuário do Reddit, Leopeva-64. A diferença, no entanto, está disposição do grupo como subseções. Antes, não era possível abrir guias individuais se elas fossem fechadas junto ao grupo. A única opção era acessar o grupo inteiro e, depois, fechar as páginas não desejadas.

Por se tratar de uma versão em testes, o futuro do recurso não é garantido. Se o Google gostar da ideia e quiser preservá-la, não deve demorar para aparecer no canal Chrome Beta e, posteriormente, ser liberada para todos os usuários. Entretanto, não há nenhuma previsão para isso. Além disso, a novidade só foi encontrada no Chrome para desktop.

Continua após a publicidade

Melhorias nos favoritos

Ainda nesse contexto de múltiplas guias, o botão de “salvar todas as guias” como Favoritos deve se comportar de forma diferente em breve. Na ferramenta colaborativa Chromium Gerrit, o Google mostrou que trabalha em uma melhoria para a ferramenta de armazenamento de guias salvas — agora, dividindo-as em pastas de cada grupo.

“Quando o usuário tem um ou mais grupos de guias abertos e seleciona “salvar todas as guias”, em vez de obter uma pasta com uma lista de guias, ele agora terá pastas para cada grupo de guias, com o título de cada uma delas alinhadas às abas”, explica o Google. Se dois grupos apresentarem o mesmo nome, as guias serão combinadas em uma única pasta no índice do primeiro grupo.

Tal ajuste não é lá muito grandioso para a experiência com o Chrome, mas são conceitos bem básicos e coerentes para esse tipo de ferramenta — ainda mais no contexto de abas estarem interligadas por meio de grupos. Neste caso, a ferramenta não tem data para lançamento.

Continua após a publicidade

Fonte: MSPowerUser, Leopeva-64