Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome vai proteger senhas com biometria no PC

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Fevereiro de 2023 às 14h46

Link copiado!

TheDigitalWay/Pixabay
TheDigitalWay/Pixabay
Tudo sobre Google

O Google Chrome deve começar a exigir o uso da biometria para acesso ao gerenciador de senhas do navegador. Essa camada extra de segurança será implementada para evitar que terceiros não autorizados consigam ver suas credenciais de acesso a sites e serviços da web.

Ainda será preciso digitar as credenciais para serem armazenadas no navegador, mas ninguém mais poderá acessar tais dados sem a sua impressão digital. O recurso virá como uma opção para quem tem um leitor de digitais acoplado ao PC ou notebook. Após a configuração, é só colocar o dedo sobre o leitor de impressão digital para acessar suas senhas salvas.

Continua após a publicidade

O recurso também poderá ser implementado para impedir cópia e edição de senhas salvas com o Gerenciador de Senhas do Google embutido no Chrome. Hoje, caso você precise alterar uma senha ou relembrar uma combinação esquecida, é necessário digitar o PIN do computador no teclado para ter acesso aos dados.

Com a mudança, é só autenticar a biometria para dispensar essa etapa de digitação. O gerenciador de senhas também recebeu suporte recente à inclusão de anotações, facilitando a criação de lembretes ou referências sobre as credenciais.

O Chrome terá suporte ao recurso com o Face ID nos dispositivos rodando iOS. Em vez de usar a digital, será possível empregar o reconhecimento facial para liberar o acesso aos dados do usuário. Se a identificação for negada, a pessoa não conseguirá sequer abrir o navegador.

Cartão de crédito virtual do Google

Continua após a publicidade

Para os amantes das compras digitais, o Google vai oferecer cartões virtuais com números exclusivos para transações via internet — inicialmente apenas para clientes dos cartões American Express. O serviço será protegido pela autenticação biométrica antes do preenchimento das informações, inclusive no desktop, se o usuário quiser, mantendo as informações seguras para evitar fraudes.

O uso da biometria nas senhas do Chrome e a nova opção de cartão virtual é parte das ações do Dia da Internet Segura, comemorada ontem (7) no mundo inteiro. As medidas visam combater os crimes online, que crescem anualmente e geram prejuízos bilionários para consumidores, comerciantes e operadoras de crédito. É também uma ótima solução para quem compartilha computadores no trabalho ou em casa, evitando acessos indevidos.

Recentemente, o Chrome recebeu suporte à autenticação biométrica para o modo de navegação anônima no Android. O recurso impede o acesso das guias quando o navegador é fechado, somente sendo acessível após o uso da digital no smartphone.

Continua após a publicidade

A versão 108 do navegador, lançada em dezembro de 2022, deu um passo importante rumo ao fim das senhas. O app trouxe suporte as chamadas passkeys, chaves de acesso que verificam a identidade do usuário por PIN ou biometria antes de autorizar a autenticação.