Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome prepara recurso para traduzir texto de imagens

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Fevereiro de 2023 às 15h15

Link copiado!

Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech

O Google pretende implementar um recurso no navegador Chrome que possibilitaria ao usuário traduzir textos presentes em imagens. A funcionalidade seria incorporada à ferramenta de tradução, já existente de modo nativo no programa, para converter para o idioma do usuário conteúdos escritos ou impressos de fotografias, banners, desenhos e outros materiais visuais.

A novidade parece estar relacionada com associação ao Google Lens, que usa a câmera dos celular para escanear superfícies com letras em idioma estrangeiro e traduzir frases. A premissa seria similar, porém voltada para imagens da internet, sem precisar apontar nada e direto no navegador.

Continua após a publicidade

Sempre que alguém acessar uma página com um anúncio ou uma imagem em língua diferente da sua, o Chrome seria capaz de traduzir aquele trecho. O Lens possui a capacidade de funcionamento como um OCR de scanners, detectando texto em JPG, PNG e outros formatos de imagem populares usados na web.

Segundo o programador Leopeva64, famoso no Reddit e no Twitter por descobrir segredos de aplicativos, a adição foi detectada em um código-fonte do projeto Chromium, escondido junto aos recursos de tradução. Como é algo em estágio inicial de desenvolvimento, não existe uma demonstração ou sequer um print de tela com detalhes do funcionamento.

Da imagem para o texto

A opção ficaria posicionada no menu de contexto do Chrome, juntamente com os recursos de tradução de páginas da internet. O que deve ocorrer futuramente serão os testes fechados em versões Dev do Chrome, com a ferramenta escondida atrás de um sinalizador, o que ainda não tem data prevista.

O Google Lens vem ganhando cada vez mais destaque no ecossistema de empresa. Em novembro do ano passado, os desenvolvedores o incorporaram na página inicial do buscador, possibilitando a pesquisa facilitada por imagens.

Um mês depois, foi a vez de dar um caráter ainda mais utilitário para a saúde. O serviço passou a ser capaz de compreender letras de médicos na Índia, ajudando a decifrar as ilegíveis anotações em receitas médicas e indicações.