Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome pode ter novo atalho para fechar abas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Fevereiro de 2023 às 14h40

Link copiado!

Firmbee.com/Unsplash
Firmbee.com/Unsplash

O Chrome pode adicionar um atalho do mouse para fechar as guias ativas mais rapidamente. Em vez de fechar uma por uma ou ter que encerrar o navegador, o usuário precisaria apenas apertar um único botão para limpar todas as abas.

Um usuário do Twitter identificado como Leopeva64 encontrou um atalho de clique duplo do mouse para executar o fechamento. Basta posicionar o mouse na barra de guias e clicar duas vezes com o botão esquerdo para fechar tudo de uma vez.

Continua após a publicidade

Hoje, há duas opções rápidas para fechar abas: pressionar o ícone "X", na parte direita da guia, ou usar o atalho de teclado CTRL + W. Ambas só permitem encerrar guias individuais, o que pode ser um problema para quem trabalha com muitas ao mesmo tempo.

Esta pode ser uma medida necessária para liberar poder de processamento e memória RAM para o computador, principalmente notebooks ou aqueles com configurações menos potentes. Embora tenha melhorado nos últimos anos, o Chrome ainda é considerado um "devorador de RAM" e responsável por consumir muitos recursos do PC.

O recurso ainda está em desenvolvimento, portanto está disponível apenas no Chromium Gerrit. Não é acessível nem por meio de sinalizadores, portanto há previsão de lançamento oficial no navegador.

Duplo clique para fechar guias do Chrome

Continua após a publicidade

A ideia de usar o duplo clique para fechar guias do navegador partiu de usuários do Edge, no fórum oficial de suporte aos testadores beta do app. Em 2020, muitos usuários haviam solicitado aos desenvolvedores da Microsoft que levassem a novidade para otimizar a gestão das guias.

Apesar disso, não havia nenhum movimento parecido por parte do Google. Se o Chrome realmente trouxe isso, pode haver uma reclamação generalizada das pessoas, afinal o índice de fechamentos acidentais das guias poderia crescer. Cabe à empresa decidir se o benefício entregue valeria o problema gerado.

Se você quiser experimentar algo similar, basta instalar uma extensão do Chrome chamada "Double Click Closes Tab". A ferramenta também permite ajustar um clique triplo e resgatar uma aba fechada por engano usando o comando Shift + clique duplo.

O Chrome 110 chegou na semana passada com ajustes na ferramenta Google Tradutor e novidades nos atalhos na barra de endereços. O usuário agora pode especificar quais idiomas deseja traduzir automaticamente ou apenas desativar o recurso para nunca fazer a conversão.