Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fim do suporte a aplicativos do Google Chrome é adiado; saiba por quê

Por| 12 de Agosto de 2020 às 13h15

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

O Google anunciou que o fim do suporte aos aplicativos para Chrome será adiado para junho de 2021. Inicialmente, a empresa pretendia encerrar esse suporte ainda em 2020, mas decidiu estender o período por mais um ano após receber o feedback de “clientes e parceiros” sobre as mudanças.

Essa nova data vale para macOS, Windows e distribuições do Linux. Clientes corporativos do Google terão mais um ano para continuar usando os aplicativos, assim como quem os utiliza no Chrome OS. A promessa da empresa agora, então, é que em junho de 2022 os aplicativos para Chrome irão parar de funcionar definitivamente para todos os públicos e deixarão de ser aceitos na Chrome Web Store.

O Google lembra ainda que essa decisão não impactará as extensões do Chrome, que continuam recebendo suporte normalmente. Como alternativa para serviços que eram distribuídos como um aplicativo para Chrome, a companhia sugere algumas ações como a criação de um Progressive Web App (PWA), uma página web associada a uma extensão que ofereça funcionalidades extras ou um aplicativo para Android otimizado para funcionamento no Chrome OS.

Continua após a publicidade

Tecnologia obsoleta

O principal objetivo do Google com os aplicativos para Chrome era oferecer funcionalidades que ainda não eram facilmente implementadas na web, como serviços que continuassem funcionando normalmente mesmo quando o usuário não estivesse conectado à internet. Com a evolução de algumas tecnologias da web, eles acabaram por se tornar desnecessários. Atualmente, por exemplo, já é possível escrever um documento no Google Docs mesmo estando offline em qualquer computador.

Fonte: Google