Publicidade

Chrome 110 melhora tradutor e amplia segurança contra malwares

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas

O Chrome 110 foi lançado nesta semana trazendo ajustes na ferramenta Google Tradutor e novidades nos atalhos na barra de endereços. O programa chegou simultaneamente para desktop e iOS, trazendo correções de bugs e melhorias no desempenho do navegador.

Chrome 110 no desktop

A versão para desktops recebeu uma importante melhoria no tradutor embutido do Google para oferecer mais versatilidade. O usuário pode especificar quais idiomas deseja traduzir automaticamente ou apenas desativar o recurso para nunca fazer a conversão. Esta é uma adição útil para quem acessa muitos sites em inglês ou espanhol, porque poupa o trabalho de ficar clicando na tradução.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O modo de segurança aprimorada recebeu um ajuste para analisar melhor as solicitações cookies de extensões, permitindo a identificação de malwares ou atitudes maliciosas. Vale lembrar que a ativação deste recurso pode impactar na exibição de sites, então nem todos costumam usá-la.

Quem gosta de curtir filmes e séries em alta resolução no navegador poderão tirar proveito da nova ferramenta de integração com as placas da Nvidia. O Chrome passou a suportar o NVIDIA RTX Video Super Resolution, possibilitando que modelos das séries RTX 3000 e 4000 aumentem a resolução dos vídeos de 1080p para 4K diretamente no reprodutor.

O Chrome também implementou melhorias no funcionamento do modo Picture-in-Picture, na propriedade CSS initial-letter e na escolha de saída de áudio ao usar aplicativos da web. Estes são ajustes menores que provavelmente quase ninguém notaria se não fossem mencionados pelo Google.

Chrome 110 no celular

Na versão mobile, o Chrome começou a permitir o acesso rápido à opção de definir o navegador como padrão (iOS) e limpar o histórico pela barra de endereços — em vez de acessar as configurações, basta digitar o comando desejado para o app executar um recurso. Outra mudança ocorreu nos atalhos do menu do navegador para iOS: agora, o próprio programa vai escolher atalhos para favoritos, senhas, histórico e outras opções mais usadas pelo usuário.

Por fim, dois recursos associados ao toque na tela chegaram para o navegador em ambas as versões (Android e iPhone). Um deles é a opção "Pesquisar imagem com o Google" passou a ser exibida no menu de contexto, sempre que o usuário toca e mantém pressionada uma foto; a segunda novidade está relacionada às datas: sempre que você tocar sobre uma data, o Chrome recomendará a criação de um evento na agenda.

Para quem deseja mais segurança, o programa agora permite ativar o modo HTTPS por padrão. É só acessar as configurações e marcar para usar conexões seguras sempre, porque assim a versão criptografada será carregada em vez do modo HTTP antigo.

Continua após a publicidade

Fim do suporte a Windows antigos

Vale lembrar que o Chrome 110 marca o fim do suporte oficial ao Windows 7 e Windows 8. A partir de agora, não serão mais lançadas atualizações para quem está nestes dois sistemas operacionais, o que pode deixar essas máquinas mais inseguras e sem novos recursos. Para quem usa Mac, o suporte seguirá a partir da versão 10.3 (High Sierra).

Se o seu computador está rodando um sistema operacional antigo, a dica é atualizar para algum mais recente. Em último caso, o jeito é apelar para outro navegador que ainda mantenha os updates.