Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Barra de endereços do Chrome poderá executar ações via linhas de comando

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Maio de 2021 às 14h15

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google

Mesmo com a maior fatia no mercado de navegadores, o Google Chrome continua a testar novidades e trazer recursos para aprimorar a experiência. A companhia começou a experimentar a possibilidade de executar uma tarefa na própria barra de endereços, sem a necessidade de sair do aplicativo.

Chamado de Chrome Actions, a opção é voltada para aqueles que não dispensam as boas e ágeis linhas de comando (alô, programadores e usuários do Linux). Em vez de procurar pelo ícone ou acessar menus, as ações permitem executar tarefas por meio de comandos, como “traduzir esta página” ou “editar senhas”. Se o comando existir, ele será imediatamente exibido na tela para o usuário apenas confirmá-lo.

Continua após a publicidade

Quando apareceu pela primeira vez, no ano passado, as ações eram bem limitadas e só funcionavam com as configurações mais populares do Chrome. Agora, a companhia parece ter expandido o seu escopo para dar mais variedade às pessoas, como abrir um novo documento do Docs ou gerir nas configurações de uma conta do Google, além de dezenas de outras futuras possibilidades.

A novidade já está liberada no canal Beta para os testadores experimentarem, mas nem todos podem ter acesso imediato. A única forma de testá-la efetivamente é com a ativação manual, a partir da digitação dos seguintes códigos: chrome://flags#omnibox-pedals-batch2 e chrome://flags#omnibox-pedals-default-icon-colored.

Por enquanto, somente três ações estão liberadas: “Run Chrome safety check”, "Create doc” e “Manage Google Account”. Nem todas podem funcionar conforme o esperado, por isso é bom levar em consideração esta informação. É bem provável que os desenvolvedores ainda estejam adicionando as novas linhas de código que vão rodar via navegador.

Essa é certamente uma novidade que pouco vai impactar na rotina da maioria dos usuários comuns, mas que pode fazer uma baita diferença para aqueles que precisam lidar com opções mais avançadas do browser do Google.

Continua após a publicidade

O que você achou da novidade: vai ajudar na sua rotina ou não mudará nada? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: Google