ChatGPT gratuito vai ‘lembrar’ de contexto de conversas passadas
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi |

A versão gratuita do ChatGPT ganhou melhorias no recurso Memória e agora vai "lembrar" de detalhes de conversas passadas para refinar as respostas. A OpenAI anunciou a novidade na última terça-feira (3), já disponível no assistente de IA.
As memórias de conversas recentes do ChatGPT existem desde abril deste ano, mas eram limitadas aos planos pagos do chatbot. A atualização permite que a IA relembre o contexto de detalhes revelados nas conversas recentes, sem a necessidade de fazer outro prompt com as instruções, com potencial para criar respostas mais relevantes e personalizadas.
Antes, o recurso permitia salvar apenas detalhes específicos mencionados pelo próprio usuário — caso a pessoa reforçasse que trabalhava com redes sociais, o ChatGPT “lembraria” disso para as respostas seguintes, mas podia deixar passar alguns detalhes das conversas.
A OpenAI reforça que essa é uma versão mais leve da função Memória, focado em interações mais recentes, enquanto assinantes dos planos Plus e Pro do ChatGPT têm acesso a uma variante que consegue relembrar detalhes a longo prazo.
Recurso é opcional e pode ser desativado
A memória do ChatGPT está ativada por padrão, mas é possível desabilitar o modo a qualquer momento nas configurações do chatbot — veja como:
- Abra o ChatGPT;
- Selecione sua foto de perfil;
- Acesse “Configurações”;
- Entre na aba “Personalização”;
- Desative a opção “Referenciar memórias salvas”.
Além disso, você pode criar conversas temporárias que não salvam o histórico com o ChatGPT.
Leia também:
- O que é e como funciona o ChatGPT?
- Mini, Flash e Pro: entenda o significado dos modelos do ChatGPT, Gemini e mais
- Como usar o NotebookLM, o bloco de notas com IA do Google
VÍDEO: o Apple Intelligence é um dos maiores problemas da Apple