Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Material Design 3 chegará com mudanças visuais marcantes

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Maio de 2022 às 16h21

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Google I/O 2022 trouxe uma novidade para quem gostou do Material Design do Android 12. Os desenvolvedores vão atualizar o sistema para a versão 3, que contará com uma série de alterações nos elementos interativos do sistema operacional.

A principal mudança notada de início é a localização do botão flutuante de ações. Antes ele ficava posicionado como um elemento estático na interface do usuário, acima da barra inferior (veja abaixo), mas agora aparece na parte de baixo da tela, no canto direito.

Continua após a publicidade

O ícone tinha uma sombra para dar o efeito visual de flutuação no passado, mas agora isso foi deixado de lado. O posicionamento na barra inferior deixou esse espaço mais alto, com mais destaque para as demais opções.

Quais as novidades do Material You 3?

Outra adição foram os novos botões acrescentados na interface. Os ícones podem ser preenchidos por cores (quando selecionados) ou apenas delineados, além de passarem a adotar o formato circular.

Ainda na parte visual, foi removida a exibição do nome dos botões ao efetuar um toque longo ou uma seleção. Em vez disso, o Google sugeriu que os desenvolvedores forneçam uma espécie de "dica" para descrever o que o botão faz quando é pressionado.

Continua após a publicidade

O design para botões segmentados também sofreu mudanças, a começar pela adoção de formas arredondadas — antes eram quadradas. Agora, esses ícones ficam todos agrupados em uma única barra e evidenciados apenas quando há uma seleção ativa. Eles exibirão uma marca visual de seleção apenas quando foram selecionados (mas não ativados) pelo usuário.

Mudança parecida será implementada nos interruptores de alternância simples. Quando estão ligados, eles mostram a marca de seleção, o bom e velho tick (✔️). Esses botões estão mais altos e ocupam menos espaço na horizontal, justamente para encaixarem melhor nos controles deslizantes.

Ainda não há detalhes oficiais de quando o Material You 3 chegará, de fato, mas é provável ser liberado uma prévia na beta do Android 13. O Google I/O 2022 é realizado nesta quarta-feira (11) e amanhã (12) com transmissão online gratuita e público presencial, em São Francisco, nos Estados Unidos.