Publicidade

Cansado de spam no WhatsApp? A Meta tem uma solução para esse problema

Por  | 

Compartilhe:
Tim Hauswirth/Pixabay
Tim Hauswirth/Pixabay
Tudo sobre WhatsApp

A Meta começou a testar uma solução para evitar spam de empresas no WhatsApp. O novo experimento permite que o usuário cancele a assinatura de ofertas e anúncios enviados diretamente no mensageiro sem ter que bloquear o contato por completo.

Os detalhes foram revelados pelo portal TechCrunch nesta semana. Com o experimento, o aplicativo oferece uma opção para restringir tipos específicos de mensagens e mais opções de controle aos usuários.

O menu com os ajustes de limite é acionado através de uma mensagem enviada por uma conta comercial do WhatsApp. Ao acioná-lo, o usuário pode tanto indicar que não tem interesse nesse tipo de conteúdo quanto cancelar o envio de anúncios de lançamento, ofertas e afins.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A solução oferece uma alternativa ao botão de bloqueio, que veta todo e qualquer tipo de interação com o número. Especialmente ao considerar que algumas empresas utilizam o mesmo telefone para enviar anúncios e repassar informações importantes.

Por exemplo, se um banco entra em contato com os clientes pelo WhatsApp para notificar o fechamento da fatura do cartão de crédito, disparar avisos de segurança e afins, mas envia anúncios de produtos com frequência, basta desativar apenas as mensagens de marketing.

O mesmo é válido para lojas, operadoras de telefonia, prestadoras de serviços e muito mais.

Como a limitação de ofertas do WhatsApp funciona

O novo experimento tem como base as quatro categorias da API do WhatsApp, uma plataforma paga para desenvolvedores que permite automatizar e garantir um uso em larga escala do mensageiro:

  • Marketing: ofertas e lançamentos de produtos e serviços;
  • Utilidades: atualização de pedidos e informações de contas;
  • Autenticação: compartilhamento de códigos de autenticação em duas etapas;
  • Serviço: consultas de clientes.

Ao aplicar a limitação, o mensageiro restringe as mensagens de marketing, enquanto mantém o envio de conteúdos de outras categorias. 

Continua após a publicidade

Contudo, a solução é voltada apenas para empresas que utilizam a API do WhatsApp. Ou seja, nem todos os contatos comerciais vão oferecer essa opção, pois não depende apenas do uso do WhatsApp Business.

Quando o ajuste será liberado aos usuários?

Segundo o portal, a Meta já começou a testar a nova opção do WhatsApp para restringir mensagens de ofertas e anúncios em todos os países. A liberação do recurso é realizada de forma gradual.

Confira outras matérias do Canaltech:

Continua após a publicidade

VÍDEO: CUIDADO com o seu WhatsApp

Fonte: TechCrunch