Publicidade

Bug no TikTok: usuários relatam contagem de visualizações zerada

Por| 09 de Julho de 2020 às 17h10

Link copiado!

TikTok
TikTok
Tudo sobre TikTok

[Atualizada às 17h42 com posicionamento do TikTok no Brasil]

Nesta quinta-feira (9), usuários norte-americanos relataram um bug no TikTok: acontece que a contagem de visualizações e curtidas ficou simplesmente zerada, causando pânico e acendendo teorias, principalmente porque o Governo dos Estados Unidos considera seguir os passos da Índia e banir o TikTok e outros aplicativos chineses do país alegando "motivos de segurança". De acordo com o Down Detector, um site que rastreia interrupções na Internet, foram realizados quase 20 mil relatos de usuários com problemas no aplicativo.

Com isso, o próprio TikTok reconheceu em um comunicado no Twitter que está ciente dos problemas relatados: "Olá comunidade do TikTok! Estamos cientes de que alguns usuários estão enfrentando problemas no aplicativo. [Estamos] trabalhando para corrigir rapidamente as coisas e compartilharemos atualizações aqui", escreveu a página oficial do app. "Estamos trabalhando para corrigir esse problema e manteremos vocês atualizados", acrescentou em outro tuíte.

Continua após a publicidade

Com isso, alguns usuários chegaram até a relatar que suas visualizações reapareceram e o aplicativo está funcionando normalmente novamente para eles. "Atualização do problema: correção em andamento! Você deve ver sua experiência com o aplicativo voltar ao normal, pois continuamos a resolver. Mais atualizações por vir", o TikTok chegou a anunciar, cerca de 15 minutos depois dos tuítes.

No entanto, à medida que surgiram os relatos do bug do TikTok, as pessoas passaram a se manifestar a respeito no Instagram, Twitter e outras plataformas, então logo nos primeiros relatórios, o TikTok entrou nos trend topics do Twitter nos EUA.

Continua após a publicidade

TikTok banido nos EUA

Na última terça-feira (7), o secretário de estado Mike Pompeo deu entrevista à Fox News e disse que o TikTok coleta informações pessoais dos usuários e compartilha com o Partido Comunista Chinês: "Não quero sair na frente do presidente [dos EUA, Donald Trump], mas é algo que estamos vendo".

Mas em resposta às alegações de Mike Pompeo, um porta-voz do TikTok disse à CNBC que o aplicativo nunca forneceu dados dos usuários ao governo chinês, nem forneceria caso fosse solicitado. "O TikTok é liderado por um CEO americano, com centenas de funcionários e principais líderes em segurança, proteção, produtos e políticas públicas aqui nos EUA", disse a companhia. Em novembro passado, o governo do país norte-americano abriu uma revisão de segurança nacional contra o TikTok por preocupações sobre a grande expansão do aplicativo no país.

Continua após a publicidade

Quanto à contagem de visualizações e curtidas zerada, a equipe do Canaltech entrou em contato com o TikTok em busca de um posicionamento e nesta sexta (10), assessoria de imprensa nacional compartilhou o discurso do porta-voz da plataforma: Ontem à tarde, alguns de nossos usuários tiveram problemas com o aplicativo em relação a notificações, exibição de curtidas e contagem de visualizações e problemas ao carregar vídeos em algumas páginas do aplicativo. Os problemas parecem ter sido causados por um tráfego mais alto do que o normal em nossos servidores na Virgínia, causando interrupções temporárias no serviço. Resolvemos o problema e estamos investigando a causa e compartilharemos as atualizações assim que estiverem disponíveis".

Fonte: Down Detector via Business Insider