Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bloquear um chip SIM também trava o uso do WhatsApp?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Dezembro de 2022 às 19h00

Link copiado!

Christian Wiediger/Unsplash
Christian Wiediger/Unsplash

Se o seu aparelho celular está perdido ou foi roubado, uma das medidas imediatas de segurança é bloquear o chip SIM. Por isso, é importante saber o que acontece com a conta do WhatsApp após esse processo.

Quando você bloqueia o chip do aparelho, impede que outra pessoa consiga confirmar seu número de telefone novamente, já que é preciso utilizar o serviço SMS ou ligação telefônica para validar uma conta. Nessa etapa, você pode:

  • Usar um novo chip com o mesmo número para ativar o WhatsApp em um novo celular. Assim, a sua conta no aparelho roubado ou perdido é removida automaticamente;
  • Desativar totalmente a sua conta. Para isso, envie um e-mail para a equipe de suporte do WhatsApp com assunto: "Perdido/roubado: desative a minha conta". No corpo do e-mail, adicione o número de telefone no formato completo, inserindo o sinal de mais (+), o código brasileiro (55) e o seu DDD.
Continua após a publicidade

Lembre-se que o WhatsApp ainda pode ser utilizado em um aparelho roubado ou perdido pelo sinal de Wi-Fi, ainda que a operadora de telefonia tenha bloqueado o chip. Logo, é importante que você realize uma das ações acima com urgência para evitar a exposição de dados pessoais e golpes.

Não é possível localizar um aparelho pelo WhatsApp, mas você pode utilizar outros métodos para rastrear um iPhone ou Android. Além disso, se você realizou um backup do mensageiro antes de perdê-lo, pode restaurar o seu histórico de conversas em um novo dispositivo.

O que acontece quando uma conta do WhatsApp é desativada

Continua após a publicidade

Ao solicitar a desativação do seu número no WhatsApp, a conta associada ao número de telefone não é totalmente excluída. Seus contatos ainda podem ver o seu perfil e as mensagens enviadas por eles continuam pendentes por até 30 dias. Após esse período, se sua conta não for reativada, ela será totalmente excluída.