Publicidade

Bing pode ganhar assistente virtual com IA para ajudar nas pesquisas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Junho de 2021 às 09h35

Link copiado!

Bing pode ganhar assistente virtual com IA para ajudar nas pesquisas
Bing pode ganhar assistente virtual com IA para ajudar nas pesquisas

A Microsoft trabalha em um assistente de busca baseado em inteligência artificial para o seu buscador, o Bing. Semelhante às soluções das rivais Google e Apple, o agente seria capaz de sanar dúvidas rápidas, dialogar sobre temas comuns e até palpitar sobre quais produtos comprar.

O projeto foi construído sobre uma inteligência artificial experimental da Microsoft com respostas baseadas nos resultados obtidos pelo Bing, semelhante ao modo em que o Google Assistente e a Siri atuam. Ainda sem nome, o assistente do buscador seria adicionado à tela de pesquisa como um botão de chat no canto inferior direito.

Continua após a publicidade

Suas habilidades, no entanto, parecem ser um tanto limitadas. Sobre a Microsoft, ele é capaz de responder perguntas básicas com respostas bem simples. Quando o site Windows Latest, responsável pela descoberta, mandou apenas “Windows 10” como uma mensagem, o robô foi pontual: “Eu tenho um computador com Windows 10. É uma nova versão do Windows”.

Entretanto, ele indica que pode ter habilidades mais úteis quando se depara com perguntas mais complexas, como a sugestão de produtos ou marcas — embora pareça preferir pelas marcas aliadas à Microsoft. Ao ser questionado sobre qual notebook para trabalho comprar com até US$ 900, o assistente sugeriu o seguinte: “se você quer um notebook que rode todas as versões do Windows, então eu recomendaria um Lenovo”.

Estranho, também, é o fato de ele não ter sequer mencionado os produtos Microsoft Surface, da própria companhia e que também rodam as versões mais recentes do Windows. Na procura de respostas relacionadas à atualização Sun Valley, o assistente do Bing se limitou a dizer que será uma “grande atualização do Windows”.

Continua após a publicidade

Ainda desengonçado

Diferente de assistentes mais “humanizados”, a inteligência artificial do Bing não consegue explorar diálogos descontraídos, pelo menos por enquanto. Ao se deparar com a pergunta “qual o seu filme favorito?”, o robô não pode responder e, no lugar, apenas repete a pergunta ao usuário pedindo por algum esclarecimento.

Não há previsão para lançamento do assistente de buscas do Bing, tampouco se ele de fato será liberado para o usuário final. Ademais, o suporte para outros idiomas também seria fundamental para viabilizar as conversas, mas também não foi confirmado.

Continua após a publicidade

Fonte: Windows Latest