Google Chrome permitirá trocar senhas comprometidas em um só clique

Google Chrome permitirá trocar senhas comprometidas em um só clique

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Maio de 2021 às 11h12
Reprodução/Google

Cuidar de tantos logins e senhas das dezenas de sites utilizados diariamente é uma tarefa complicada, o que leva muita gente a repeti-los. Essa prática é perigosa e pode resultar em prejuízo financeiro, porque um criminoso poderia facilmente acessar dezenas de serviços com os dados subtraídos.

O Chrome e outros navegadores já embutiram em seus sistemas serviços para armazenar e facilitar o gerenciamento de senhas, que inclusive avisa de alguma foi comprometida. Sempre que encontra uma conta violada, ele notifica os usuários, mas o processo de correção exigia diversos procedimentos: ir até o site, solicitar a mudança, acessar o e-mail cadastrado, clicar no link, escolher uma nova combinação forte e alterá-la em todos os navegadores.

Nunca foi tão fácil trocar senhas violadas (Imagem: Divulgação/Google)

Agora, o Google vai aprimorar esse sistema para permitir a alteração de dados com apenas um toque. Durante o anúncio no I/O 2021, a companhia garante que todos aqueles passos tediosos poderão ser feitos com a única opção chamada “Alterar senha”. A novidade só deve se aplicar aos sites compatíveis com ela, o que ainda é um mistério.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Quando pressiona o botão, o Chrome fará todo o processo de alteração de forma automática graças ao novo assistente. Uma pequena barra de progresso mostra quais ações o assistente está executando até a conclusão. Quem preferir ainda poderá mudar tudo manualmente, mas é pouco provável que alguém abra mão dessa facilidade.

Vai ser possível, ainda, importar credenciais a partir de outros gestores de logins. Assim, quem usa outro navegador ou um sistema de monitoramento de senhas externo poderá transferir os dados para o Google, se desejar.

Aprimoramento de tecnologia já existente

Este novo recurso é um aprimoramento da tecnologia chamada Google Duplex, lançada em 2019 como uma opção avançada para permitir ao assistente virtual do Google executar tarefas na internet, como comprar ingressos de cinema, fazer reservas em restaurantes, agendar um horário no salão ou até fazer check-in em voos. Segundo a companhia, o assistente fará toda a parte burocrática de preencher formulários, clicar em links, rolar telas e outras atividades monótonas.

O Duplex chegou a algum tempo, mas ainda não brilhou como deveria (Imagem: Reprodução/TechCrunch)

A nova função está em fase de testes no Chrome para Android e será liberado inicialmente para usuários dos Estados Unidos. Se tudo correr como o esperado, o recurso deve ser estendido para mais países e sites nos próximos meses. Não há confirmação de que a novidade desembarcará no Brasil.

O que você acha dessa inovação para acabar com a monotonia de trocar senhas? Parece bem simples e útil, concorda? Deixe seu comentário abaixo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.