Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Avaliação do TikTok desaba na Play Store após polêmica

Por| 27 de Maio de 2020 às 13h05

Link copiado!

Google/reprodução
Google/reprodução
Tudo sobre TikTok

O TikTok recebeu uma avalanche de avaliações negativas na Play Store, derrubando a média do app na loja do Google. O motivo foi uma forte campanha contra a rede social realizada por usuários indianos após revelações de vídeos com conteúdos impróprios sendo compartilhado na rede. A queda na avaliação média do app – que foi de quatro estrelas no começo de maio para praticamente uma no dia 20 – motivou uma remoção em massa de avaliações pelo Google.

O movimento de boicote ao app recebeu hashtags como “BanTikTok”, “BlockTikTok” e “DeleteTikTok” no Twitter. Junto com elas, usuários revelaram vídeos publicados na plataforma com cenas de crueldade animal, violência doméstica, machismo e racismo, que em tese violariam as diretrizes de comunidade do TikTok (por esse motivo não incluímos links para as tags).

Em resposta ao site TechCrunch, um porta-voz do Google declarou que a empresa removeu milhões de avaliações negativas do aplicativo, o que resultou no aumento da avaliação média do TikTok para cerca de 2,7 estrelas na data de publicação do texto, de acordo com dados do site AppBrain.

Continua após a publicidade

Entenda o caso

A atual campanha contra a rede social na Índia começou aparentemente após um vídeo do influenciador digital Faizal Siddiqui simulando ataques com ácido – tipo de crime geralmente praticado por homens contra mulheres no país. Apesar da divulgação de um pedido de desculpas, o influenciador teve sua conta apagada do TikTok.

Até mesmo uma parlamentar e ex-ministra do país se pronunciou sobre o TikTok, acusando a rede social de não remover vídeos com crueldade animal ou auxiliar as autoridades em investigações. A partir disso, a rede social passou a ter sua suposta demora no combate a esse tipo de material exposta na internet.

Continua após a publicidade

Procurada pelo Canaltech, a assessoria do TikTok no Brasil enviou o seguinte comunicado ao ser consultado sobre a moderação de conteúdo no país, índice de vídeos removidos ou a colaboração com autoridades brasileiras para investigar supostos crimes:

O TikTok é uma plataforma para experiências seguras, criativas e positivas. Promover um ambiente de aplicativo seguro e positivo é nossa principal prioridade e estamos comprometidos em desenvolver políticas e ferramentas líderes do setor que também tornam o TikTok a plataforma mais segura para os usuários. Nossa abordagem à segurança do usuário abrange políticas, práticas, produtos, pessoas e parceiros. Nossas equipes de segurança global são compostas por profissionais experientes do setor, cujos conhecimentos abrangem produtos, políticas, conformidade, segurança infantil, leis, privacidade e ONGs. Nossos líderes em Confiança e Segurança colaboram estreitamente com reguladores regionais, formuladores de políticas, governo e órgãos policiais em nossa busca para promover o mais alto padrão possível de segurança do usuário. Se tomarmos conhecimento de qualquer conteúdo que viole nossos Termos de Serviço e Diretrizes da comunidade, tomaremos medidas imediatas para remover conteúdo, encerrar contas e relatar casos à polícia, conforme apropriado. Você pode ler mais sobre nossas diretrizes — que refletem nossa filosofia de direção para fornecer uma plataforma para a autoexpressão criativa, mantendo-se segura, diversa e autêntica - aqui: https://www.tiktok.com/ community-guidelines?lang=pt_ BR E https://newsroom.tiktok.com/ en-us/adding-clarity-to-our- community-guidelines

Fonte: TechCrunchAppBrain