Publicidade

Atualização "quebra" apps no Windows 10 e ainda não há solução

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Fevereiro de 2024 às 10h51

Link copiado!

Unsplash/Clint Patterson
Unsplash/Clint Patterson

Após uma atualização em certos aplicativos de Windows 10 pela Microsoft Store, diversas pessoas começaram a apontar que não conseguem mais usar alguns programas. Apps como Fotos, Calendário e Calculadora travam ou se encerram logo após serem abertos, causando uma frustração que foi direcionada a uma longa thread na página oficial de suporte da MS.

Segundo os mais de 300 relatos, parece que um update de janeiro deste ano é o responsávle pela situação. Porém, como a Microsoft não liberou nenhuma informação ou comunicado oficial sobre o assunto, não há como saber quando nem se o problema será resolvido.

Apps param de funcionar no Windows 10

Continua após a publicidade

Nas mais de 35 páginas de reclamações no site oficial, a principal informação a surgir foi relacionada a um erro de arquivo de sistema ("file system error" em inglês) de número -2147219196. 

Desinstalar e reinstalar o software não parece ajudar, assim como buscar por novas atualizações para corrigir erros também não tem feito diferença. Essas sugestões apareceram na thread, mas foram todas testadas sem sucesso pelas pessoas com o problema.

Um ponto em comum que aparece entre os relatos é o uso de hardware mais antigo, como processadores Intel Core 2 Duo e Quad e chips AMD Athlon. Vale lembrar que mesmo que esses componentes não estejam tecnicamente listados como compatíveis com o Windows 10, eles não costumam apresentar problemas no sistema operacional.

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Solução parece estar longe

Como parece não se tratar de um problema do Windows 10 em si, mas da compatibilidade de alguns aplicativos com o SO (sistema operacional), não há nenhum indicativo de que a Gigante de Redmond vá resolver a situação tão cedo.

Esse é um caso de “faca de dois gumes”, pois o fato de que muitos softwares recebem atualizações diretamente da Microsoft Store pode ser bom e ruim ao mesmo tempo. O lado positivo é que novos recursos e correções podem chegar independentemente de um update do SO. Por outro lado, isso pode ser um problema, já que um update problemático pode quebrar apps e causar esse tipo de situação.

Vale lembrar que a MS anunciou que encerrará o suporte ao Windows 10 em 2025, o que resultará no fim de atualizações de segurança e de não segurança, opções de suporte assistido e atualizações de conteúdo online. Porém, para quem abrir o bolso, a empresa vai oferecer um suporte estendido por três anos após o encerramento da versão gratuita. O erro que surgiu nos apps no SO tem que ser corrigido antes desse período, caso contrário ele não será mais consertado.