Atualização faz Bard resumir vídeos do YouTube com mais precisão
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |

O Google anunciou uma atualização de seu chatbot experimental de IA, o Bard. O update liberado nesta quarta-feira (22) é focado na extensão do YouTube, que agora consegue entender melhor os conteúdos e fazer recomendações, análises e resumos mais assertivos.
Com a capacidade aprimorada da extensão, as pessoas podem perguntar sobre detalhes dos vídeos, como tirar dúvidas sobre a quantidade de ingredientes de uma receita.
Extensões no Bard só em inglês
O Bard conta com várias extensões de serviços Google que conectam a ferramenta de IA generativa com outros produtos do ecossistema da companhia, incluindo YouTube, Maps e apps do Workspace.
No entanto, o acesso a essas extensões só está disponível ao configurar a conta Google no idioma inglês. Para experimentar esses recursos, é possível alterar o perfil da seguinte forma:
- Clique na foto de perfil Google no navegador;
- Acesse “Gerenciar conta Google”;
- Entre em “Informações pessoais”;
- Na seção “Preferências gerais para a Web”, clique me “idioma”;
- Adicione o idioma inglês e marque como preferido;
- Retorne ao Bard em bard.google.com.
Após mudar o idioma da conta para inglês, o Bard apresenta no menu superior um ícone de peça de quebra-cabeça para acessar as extensões. Dentro desse campo, é possível ativar ou desabilitar os recursos de conexão com outros apps do Google.
No teste do Canaltech com a extensão do YouTube no Bard, os vídeos só foram apresentados pela IA ao enviar comandos no idioma estrangeiro — ou seja, não apenas o inglês deve estar configurado como preferido da conta, como também precisa ser utilizado para escrever o prompt.
Ao fazer a mesma solicitação em português, a ferramenta lista títulos de vídeos na plataforma, mas sem fornecer links ou apresentar o player para reprodução dos conteúdos.
Curiosamente, no teste da extensão com comando em português, o resultado traz um pequeno resumo sobre cada vídeo, apesar de não fornecer os links — o que não ocorre por padrão na busca em inglês.