Publicidade

Apple Maps começa a exibir localização de radares de velocidade no Brasil

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Março de 2021 às 14h45

Link copiado!

Apple Maps começa a exibir localização de radares de velocidade no Brasil
Apple Maps começa a exibir localização de radares de velocidade no Brasil

O aplicativo Maps, da Apple, começou a exibir a localização de radares de velocidade aqui no Brasil. A novidade parece ter sido implementada nos servidores da desenvolvedora no último final de semana, já que não é necessário atualizar o app para funcionar.

Os radares são indicados por um ícone amarelo com desenho de uma câmera fotográfica, o que lembra o layout das tradicionais placas de trânsito. Diferentemente do Waze, eles só aparecem quando o usuário traça uma rota. Por enquanto, não existe uma opção para informar sobre novos radares ou solicitar ajustes em aparelhos removidos.

A localização dos radares pode ser vista tanto no CarPlay quanto no iPhone, o que pode beneficiar usuários do app que usam centrais multimídia em seus veículos. Contudo, o serviço não notifica sobre a aproximação de um radar nem se a velocidade está acima do permitido — pode ser que elas sejam implementadas em um futuro anúncio oficial da empresa.

Continua após a publicidade

Fase de testes

Até o momento, a base de dados usada pela Apple parece ser antiga ou incompleta, tendo em vista que nem todas as cidades exibem radares. Testes feitos pelo Canaltech na cidade satélite de Águas Claras, uma das maiores do Distrito Federal, não mostraram os medidores de velocidade, porém o pessoal do site MacMagazine relata o funcionamento da novidade em Brasília (DF), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG).

A Maçã só havia liberado este recurso oficialmente nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e na Irlanda. Além do Brasil, segundo os sites iCulture e Consomac, usuários da Austrália, da Áustria, da Bélgica, da Nova Zelândia, dos Países Baixos e da Suécia também começaram a ser notificados sobre radares nos últimos dias.

Continua após a publicidade

A gigante da tecnologia tem investido em novidades para o Maps nas últimas semanas para tentar impulsionar o uso diante do avanço dos concorrentes — o Google Maps, por exemplo, possui o recurso de exibir radares desde 2019. Recentemente, foi descoberto o desenvolvimento de uma funcionalidade que mostra, em tempo real, se um ponto de interesse está cheio no momento. A empresa de Cupertino também trabalha na possibilidade de enviar notificação no caso de acidentes de trânsito.

Fonte: Consomac, iCulture, MacMagazine