Apple "cutuca" navegadores de rivais em comercial sobre privacidade
Por Bruno De Blasi |

A Apple veiculou uma nova campanha publicitária para destacar o foco em privacidade do Safari, o navegador padrão do iOS, iPadOS e macOS. O comercial se resume a um vídeo de quase dois minutos que provoca os browsers de outras companhias.
O material começa ao destacar um personagem que faz uma pesquisa na internet em um celular que não é um iPhone. Ao focar na tela, as imagens mostram um buscador, mas sem mencionar alguma empresa diretamente.
Enquanto a pessoa utiliza o celular, uma câmera de vigilância “ganha vida” e começa a focar no protagonista. É aí que começa a saga: a filmadora voa em direção ao telefone para registrar o que é exibido na tela, como se fosse um rastreador de páginas da web. Na metade do vídeo, a Apple também diz que “a sua navegação está sendo vigiada”.
A solução de todo esse imbróglio é apresentada quando uma pessoa pega o seu iPhone e abre o Safari. De imediato, as câmeras ao redor começam a explodir, junto com a aparição da frase “Safari, um navegador que é realmente privado”.
Você pode conferir o resultado abaixo:
Apple destaca privacidade dos seus produtos
O comercial foi divulgado pela Apple no mesmo dia da publicação do artigo “Private Browsing 2.0” no blog do WebKit, o motor por trás do Safari. Na publicação, a Apple destacou os avanços do navegador para evitar o rastreamento de informações durante a navegação.
O enfoque em privacidade aparece em outros enfoques, como o próprio Apple Intelligence, que prioriza o processamento de dados no dispositivo. A plataforma também conta com um recurso conhecido como Private Cloud Compute, que permite o uso dos mecanismos de IA na nuvem sem armazenar dados pessoais.