Publicidade

Apple conta por que o watchOS 10 não tem suporte a watch faces de terceiros

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Apple
Reprodução/Apple

O Apple Watch foi lançado nove anos atrás e sempre permitiu o uso de mostradores de terceiros em sua interface (as watch faces). No entanto, essa possibilidade ainda não foi oficializada no watchOS 10, e os usuários se perguntam: por que a função está ausente no sistema operacional mais recente do wearable? A questão parece que finalmente foi esclarecida (ou quase) na última segunda-feira (19).

Foco na própria interface

De acordo com o vice-presidente de tecnologia da Apple Kevin Lynch, a Maçã está focada em aperfeiçoar os próprios mostradores nativos do sistema antes de abrir as portas para versões terceirizadas. Em entrevista ao jornal Tages-Anzeiger, Lynch enfatizou que a empresa faz um "enorme esforço" em cada interface para que elas funcionem de "maneira uniforme e simples", livres de erros. Deste modo, seria necessário garantir o funcionamento dos próprios mostradores "se quisermos mudar algou ou adicionar novas possibilidades".

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Na mesma ocasião, a diretora de marketing de produto da Apple Deidre Caldbeck complementou sugerindo que os desenvolvedores têm a possibilidade de criar suas próprias compilações de aplicativos de personalização para o watchOS — o que poderia incluir funções como previsão do tempo e exibição de informações rápidas.

Caldbeck também disse que o watchOS 10 suporta até três compilações através do novo recurso Smart Stack, um conjunto de widgets que oferece atalhos como alternativas ao acesso direto aos aplicativos. É através dele que os profissionais podem customizar a interface do sistema operacional do relógio.

Quando o watchOS 10 será lançado?

Ainda em fase de testes, o watchOS 10 tem previsão de lançamento para o público em algum momento do terceiro ou quarto trimestre deste ano. Ele será compartível com o Apple Watch 4 e versões superiores. Se você ainda utiliza versões anteriores, veja como baixar novos mostradores para o wearable da Maçã.