Publicidade

App Store começa a exibir anúncios bizarros e usuários reclamam

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Tudo sobre Apple

Como esperado, a Apple começou a exibir mais anúncios na App Store nesta terça (25) — e enfrenta problemas por isso. Nas redes sociais, usuários e desenvolvedores relatam a divulgação de publicidade controversa ou nociva nos espaços novos, incluindo na seção “Você também pode gostar”.

A mudança na disposição de publicidade na App Store começou a circular em julho, quando o site 9to5Mac noticiou a adição de dois novos espaços para publicidade na plataforma — a aba “Hoje” e a parte final da tela de aplicativos, em que são recomendadas alternativas supostamente interessantes.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Porém, desde que os anúncios começaram a circular, usuários começaram a se queixar sobre a qualidade da publicidade. Segundo os relatos, várias das propagandas exibidas mencionam aplicativos de baixa qualidade, como plataformas de apostas, ou apps com foco político, como o PragerU, organização de mídia digital independente focada no público conservador.

Anúncios que incomodam

A insatisfação também parte de desenvolvedores, que não querem ter seus produtos associados a programas duvidosos. O incômodo parte da seção “Você também pode gostar” que, em teoria, exibe aplicativos semelhantes ou associados ao app ou ao desenvolvedor em questão, porém, as sugestões não estão nada precisas.

Prova disso está na recomendação recorrente do app PragerU em páginas do Apple Health, programa de monitoramento de saúde da Apple, e do Apple Books, o leitor de livros digitais da fabricante — ambos, vale ressaltar, sem nenhuma relação com o programa para conservadores.

É comum o surgimento de propagandas relacionadas a sites eróticos e apps de relacionamento, mesmo em aplicativos que não tem a menor relação com esses temas.

Quando anúncios podem ser perigosos

Outro problema grave é quando a recomendação é potencialmente nociva para o usuário. Segundo comentários de usuários nas redes, o sistema de anúncios da Apple chega a recomendar o download de aplicativos de apostas até em páginas de apps focados na reabilitação de pessoas viciadas em jogos de azar.

Continua após a publicidade

Recomendações como esta podem servir como gatilhos e até interferir no processo de recuperação do usuário, além de reduzir significativamente a qualidade da experiência na navegação pela loja virtual.

Bom para anunciantes, ruim para o público

Aparentemente, a exibição dessa publicidade não é um engano. Segundo a página de suporte Apple Search Ads, cada página de aplicativo personalizada precisa passar pelo crivo da empresa para ser usada por publicidade. O conteúdo exibido é, portanto, avaliado pela Apple antes mesmo de ir para o ar.

Numa outra seção, a Maçã ressalta que o conteúdo só passa a ser exibido após a devida aprovação pelo time do Apple Search Ads, mesmo quando o anunciante em questão já tem alguma publicidade previamente aceita pela plataforma.