Publicidade

App promete calcular calorias de comida pela foto com ajuda de IA

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Brooke Lark/Unsplash
Brooke Lark/Unsplash

Um aplicativo chamado SnapCalorie desenvolvido por um ex-funcionário do Google promete informar com maior precisão a quantidade de calorias e o valor nutricional de comidas a partir de uma simples foto.

O programa é uma solução desenvolvida por Wade Norris, que trabalhou na Gigante de Mountain View na criação do Google Lens, em parceria com o engenheiro de sistemas da indústria aeroespacial Scott Baron.

Segundo Norris, as pessoas não sabem calcular o tamanho das porções de comida em seus pratos, e o SnapCalorie ajuda a combater os excessos e ter refeições mais saudáveis e equilibradas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como funciona o SnapCalorie

Disponível para Android e iOS, o SnapCalorie combina uma variedade de novas tecnologias, algoritmos e banco de dados para entregar informações mais precisas sobre os valores nutricionais de comidas a partir de fotos.

O aplicativo não é o primeiro a contar calorias em fotos de comida, mas se diferencia de seus concorrentes — como Calorie Mama, Lose It, Foodadvisor e Bite.AI — por empregar sensores de profundidade para medir o tamanho das porções.

De acordo com o Norris, esses outros aplicativos “não são bons para calcular o tamanho das porções — que é a parte mais importante para reduzir erros”. O SnapCalorie, por sua vez, “consegue reduzir o erro na contagem de calorias em 20%”, afirma o idealizador do programa.

Além dos sensores de profundidade, o aplicativo funciona com algoritmos treinados com mais de cinco mil fotos de refeições tiradas com o auxílio de um equipamento robótico. “Garantimos que [os algoritmos] tivessem todas as condições diversas e desafiadoras que você vê no mundo real e pesamos cada ingrediente em uma balança”, revelou Norris.

“O processo tradicional para treinar um modelo de IA é baixar imagens públicas da web, fazer com que as pessoas rotulem as imagens e depois treinar o modelo para prever esses rótulos. Isso não é possível com alimentos porque as pessoas são muito imprecisas em calcular visualmente o tamanho das porções”, explicou o desenvolvedor.

Em contrapartida, esse banco de dados utilizado para treinar o app ainda é baseado apenas na culinária dos Estados Unidos, mas a equipe está em processo de expansão para incluir comidas de outras culturas.

Continua após a publicidade

Expansão e benefícios do SnapCalorie

O SnapCalorie recebeu neste mês um aporte no valor de US$ 2 milhões de investidores como Accel, Index Ventures, Y Combinator e o ex-CEO da CrossFit Eric Roza. A startup havia levantado anteriormente US$ 125 mil em rodada pre-seed.

“O interesse das pessoas em entender o que estão colocando em seus corpos está aumentando. Os impactos negativos à saúde de coisas como alimentos processados se tornam cada vez mais claros”, lembrou Norris.

Continua após a publicidade

Após oferecer informações sobre calorias, gordura, carboidratos e proteína a partir das fotos de alimentos, o SnapCalorie fornece resultados que podem ser anotados em um diário no aplicativo ou compartilhados em outros apps de condicionamento físico, como o Apple Health.

Outro recurso presente nessa solução é um chatbot com tecnologia ChatGPT que fornece sugestões de refeições com base nos objetivos informados pelo usuário — conheça também outros aplicativos que ajudam a controlar as calorias e a perda de peso.