App promete ajudar profissionais autônomos na gestão financeira do negócio
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco | •

O Brasil é um dos principais países do mundo no quesito empreendedorismo por necessidade, conforme o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas): são milhões de pessoas que perdem o emprego e, sem qualquer preparo, viram autônomos para conseguir se sustentar. Lidar com todas as responsabilidades financeiras pode ser um grande desafio.
- App promete dar descontos de até 20% no valor da sua conta de luz
- Aplicativo promete dizer se o seu celular é resistente à água ou não
- Aplicativo promete simular efeitos do LSD usando apenas luz; veja como funciona
Foi justamente pensando nessa dificuldade que uma startup brasileira chamada vhsys criou um sistema de gestão empresarial. Chamado de Auton, o app nasceu com intuito de auxiliar empreendedores embrionários, autônomos e MEI'S a gerirem melhor seus negócios, sem precisar desembolsar rios de dinheiro.
O aplicativo permite visualizar gastos, controlar o fluxo de caixa e separar gastos pessoais dos empresariais. Também é possível incluir contatos, informações de pagamentos e extratos de movimentações financeiras. A interface é bem simples e deve facilitar o uso por todo tipo de público, mesmo aqueles com menos familiaridade com tecnologia.
Para o CEO da vhsys, Reginaldo Stocco, muitos autônomos não fazem uma gestão adequada porque se sentem incapazes de usar um sistema avançado. Ele acredita que, embora os conceitos financeiros sejam importantes, essas pessoas não têm tempo nem orçamento para investir em grandes projetos nessa área. “A crise provocada pela pandemia agravou o cenário dos trabalhadores autônomos, por isso focamos nas necessidades deles e em alternativas para ajudá-los com ferramentas eficientes, profissionais e gratuitas”, completou.
Atualmente, o Brasil possui cerca de 24,5 milhões de trabalhadores autônomos, conforme dados da mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), publicada pelo IBGE. São profissionais como cabeleireiros, manicures, feirantes, vendedores e dezenas de outras categorias de empreendedores individuais.
O Auton é gratuito e indicado pelo Sebrae como uma opção para quem está começando no mundo dos negócios. Por enquanto, apenas uma versão para Android foi desenvolvida.