Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

App para Android revela se a velocidade de conexão é suficiente para streaming

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Julho de 2021 às 09h52

Link copiado!

Reprodução/Ookla
Reprodução/Ookla

O Speedtest, um dos mais populares testes de velocidade de conexão com a internet, traz para o Android a opção que avalia qual a qualidade de streaming recomendada para ver vídeos de serviços como Netflix e Amazon Prime Video em seu celular — desde janeiro, o recurso era exclusivo de iOS. A sessão de avaliação da conexão passa por uma série de vídeos em alta resolução para medir com precisão qual a resolução ideal para acompanhar um vídeo ou uma série online.

Assim como o teste de navegador, o app Speedtest para celular é capaz de estimar a velocidade da sua internet das redes móveis ou Wi-Fi. Porém, na versão mobile, o serviço da Ookla tem mais funcionalidades, como a visualização de um mapa para acompanhar resultados de outros usuários e a avaliação de resoluções recomendadas para streaming.

Os testes feitos pelo app avaliam bitrate, buffering e o tempo de carregamento em milissegundos. Os números são extraídos enquanto o aplicativo exibe clipes em variadas resoluções, indo até à 4K. A avaliação serve mais para quem não é tão ligado em detalhes de informática, fornecendo informações bem cuidadas ao usuário. Finalizado o experimento, o app apresenta qual a resolução máxima que sua rede aguenta naquele momento em uma série de displays diferentes.

Continua após a publicidade

Ter o Speedtest no celular pode ser interessante para quem gosta de entender o motivo de eventuais lentidões ou deseja monitorar o serviço contratado junto à operadora de internet. O atalho na bandeja de aplicativos funciona quase como um lembrete de que você pode testar a velocidade da internet e, quem sabe, elaborar uma queixa à provedora, caso seu plano não pareça estar sendo atendido.

O aplicativo Speedtest está disponível para Android e iOS. Se você já tem o app em um celular com o sistema do robozinho e não conta com o recurso, dê uma checada na loja de apps nativa para buscar atualizações.

Fonte: Speedtest