O que é bitrate e como isso influencia na qualidade dos vídeos?
Por Felipe Junqueira |

Em meio à pandemia que enfrentamos e autoridades pedindo cada vez mais que as pessoas fiquem em casa, o uso da internet, especialmente de serviços de streaming, cresce vertiginosamente. Amazon Prime Video, Netflix, YouTube, Twitch e outros já anunciaram medidas para tentar garantir que todos acessem seus vídeos sem engasgos, mas há diferenças entre as medidas de algumas plataformas.
Em resumo, a decisão da Netflix garante a resolução, mantendo a nitidez um pouco mais perto do que o usuário está acostumado, mas reduz a quantidade de dados transferidos, resultando em imagens com nível de detalhamento menor, e às vezes até mais ruídos, mesmo.
Enviando menos informações para cada usuário, a Netflix, assim como o Facebook, Globoplay e outros serviços com medida semelhante, a plataforma evita o que chamamos de gargalo nos servidores. Isso poderia causar engasgos e falhas de conexão. A medida do YouTube também alivia o tráfego porque não é todo mundo que vai aumentar manualmente a resolução, o que por si só já reduz quantidade de informação a ser transferida.
Fonte: Corsshost, Wikipedia (1), Wikipedia (2)