App do YouTube agora reproduz vídeos 4K mesmo em celulares com menor resolução

Por Ramon de Souza | 19 de Fevereiro de 2021 às 08h00

O aplicativo oficial do YouTube para Android acaba de receber uma atualização um tanto curiosa. A partir de agora, você poderá assistir a vídeos da plataforma em resolução 4K mesmo caso esteja utilizando um celular que não suporte tal nível de qualidade. Não temos certeza sobre o porquê a companhia decidiu liberar tal opção, mas, venhamos e convenhamos — trata-se de um detalhe sobre o qual não devemos reclamar, né?

Vale lembrar que, até então, se você abrisse um vídeo filmado em 4K em um smartphone com resolução menor (720p, 1080p e 1440p, que são as mais comuns nos dispositivos oferecidos atualmente no mercado), o aplicativo automaticamente restringia a qualidade máxima que você poderia configurar para aquela compatível com a qualidade da tela. Agora, a opção de Ultra HD (2160p) está disponível para todos.

Obviamente, reproduzir um vídeo 4K em um dispositivo HD ou Full HD não causará milagres: você continuará visualizando o conteúdo na mesma qualidade nativa do telefone móvel. Porém, as imagens podem sim parecer levemente mais nítidas e com uma gama de cores mais realistas — mas, novamente, nada que um leigo no assunto consiga identificar com facilidade e nada que revolucionará a sua experiência.

Isto posto, a única utilidade que conseguimos imaginar para a nova feature é no cenário em que você esteja espelhando a tela do seu celular não-Ultra HD para um aparelho televisor que suporte 4K (possivelmente usando um Chromecast ou equipamento similar). Aí sim, a possibilidade de escolher a maior qualidade de imagem possível pelo dispositivo móvel se torna realmente útil.

Fonte: 9to5Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.