Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

App do Itaú emite alerta ao fazer Pix para contas suspeitas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Junho de 2024 às 19h28

Link copiado!

Bruno De Blasi/Canaltech
Bruno De Blasi/Canaltech

O app do Itaú passou a enviar mensagens de alerta em caso de transações suspeitas ao fazer um Pix. A novidade foi introduzida pelo banco nesta segunda-feira (10) para ajudar os clientes a não finalizar a transferência em caso de possíveis fraudes, por exemplo. O recurso já está disponível para todos os utilizadores com conta para pessoa física.

Itaú aposta em aviso para evitar golpes com Pix

A notificação surge no aplicativo do banco ao fazer uma transferência para uma chave suspeita ou durante uma atividade incomum na conta, através de mensagens como “Cuidado! Essa conta já recebeu denúncia de golpe”, “Notamos algo diferente com seus hábitos de uso” e até mesmo “Nunca entramos em contato para pedir transferências”.

Continua após a publicidade

Ao receber o aviso, a plataforma dá orientações como confirmar o pedido caso algum amigo ou parente solicite dinheiro pelo WhatsApp, a desconfiar de promessas com retorno financeiro rápido e mais. As notificações também lembram que os funcionários do Itaú nunca ligam para solicitar transferências.

Em seguida, o aplicativo oferece duas opções: cancelar ou seguir com a transferência. Dessa forma, o cliente pode decidir se suspende a operação para evitar riscos ou dá sequência ao processo para concluir a transação.

Mais segurança

A instituição financeira explicou ao Canaltech que a notificação é emitida em caso de transações suspeitas, seja por uma chave já denunciada ou por um comportamento incomum na conta. Com a novidade, a empresa espera que os correntistas consigam identificar as atividades suspeitas com mais facilidade para evitar golpes, como vendas ou investimentos falsos, QR Codes fraudulentos e pedidos de dinheiro em nome de terceiros.

“Embora o Pix tenha trazido agilidade e praticidade aos pagamentos, também trouxe novos desafios em termos de segurança. Dados do Banco Central mostram que 2,5 milhões de 'golpes do Pix' foram registrados no Brasil em 2023”, observou o diretor de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco, Adriano Volpini.

A novidade já está disponível em todas as contas para pessoa física nos apps do banco.