Publicidade

App do Carrefour agora indica opções mais saudáveis e baratas na hora da compra

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Junho de 2021 às 17h45

Link copiado!

Divulgação/Carrefour
Divulgação/Carrefour
Tudo sobre Carrefour

A rede de supermercados Carrefour anunciou nesta terça-feira (8) o lançamento da ferramenta Nutri Escolha, uma funcionalidade do aplicativo Meu Carrefour que permite ao consumidor escolher produtos com mais equilíbrio nutricional e comparar preços. A novidade já está disponível no app e no site da empresa.

O Nutri Escolha utiliza um algoritmo de duas etapas: a primeira traduz a tabela nutricional em uma pontuação e classifica os produtos de A até E, enquanto a segunda considera os preços dos itens nas lojas físicas ou e-commerce da rede. Assim, a ferramenta realiza um cruzamento de dados para apresentar sugestões da mesma categoria com melhor ou igual pontuação nutricional e preço mais em conta.

Continua após a publicidade

Para clientes já cadastrados no app, o recurso exibirá uma funcionalidade chamada Lista de Sugestões, contendo o histórico de compras recentes do cliente com alternativas mais baratas e saudáveis. Além disso, essa lista também mostrará o percentual de desconto possível, já que alguns produtos indicados terão o preço reduzido.

Segundo a empresa, mais de 16 mil produtos estão disponíveis e divididos entre 70 categorias, de perecíveis a produtos de grande consumo. Este recurso também dará destaque para produtos livres de glúten e lactose com a exibição de um selo ilustrativo ao lado do item. A ideia é agregar ainda mais produtos futuramente e trazer novos recursos para oferecer uma experiência única ao cliente.

Vale lembrar que essa é uma função apenas com caráter orientativo. O consumo de alimentos saudáveis deve ser constante e guiado por especialistas, como nutricionistas e endocrinologistas.

Continua após a publicidade

O que é o Nutri Score?

A pontuação usada pelo recurso do Carrefour é baseada na Nutri Score, uma metodologia de pontuação criada pelo Ministério da Saúde da França em 2017. Desde 2018, países da União Europeia, estudos científicos e associações de nutrólogos, como a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), passaram a recomendar amplamente sua utilização por conta da eficiência desse sistema.

Ele é composto por cinco letras e cinco cores que medem os valores da tabela nutricional do produto, os quais são incorporados a um algoritmo científico que considera os nutrientes a serem promovidos — fibras, proteínas, óleos e por aí vai — e aqueles que devem ser consumidos com moderação, com elevado valor energético por porção, açúcares, gorduras saturadas e sódio.

O algoritmo gera uma pontuação que resume toda a avaliação em uma nota de A (escolhas com melhor perfil nutricional) até E (escolhas a serem consumidas com moderação).

Continua após a publicidade

Como usar o Nutri Escolha?

No aplicativo Meu Carrefour, é só fazer o login ou cadastro. Assim que a tela inicial abrir, procure pelo ícone Nutri Escolha e escolha onde deseja efetuar a compra: Mercado Online ou Loja Física, com o endereço desejado.

A partir daí, basta digitar o nome do produto na lupa ou clicar em uma das seções recomendadas pelo app. Ao lado do produto, o usuário já encontrará a respectiva pontuação nutricional, de A até E, e a ferramenta trará sugestões mais equilibradas e baratas, caso o produto esteja disponível no Nutri Escolha.

Continua após a publicidade

Esta funcionalidade também pode ser usada com o escaneamento do código de barras dos produtos nas lojas físicas, com ajuda da câmera do telefone. É só apontar para o que deseja e aguardar a busca retornar com as informações disponíveis.