Aplicativos que exigem conta deverão ter botão de deletar perfil no iPhone
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

A Apple vai exigir que os desenvolvedores que permitem a criação de conta por seus aplicativos também ofereçam uma opção de exclusão. A regra foi anunciada há algum tempo e finalmente entrará em vigor a partir de 30 de junho.
- App Store agora permite aumento de valor de assinatura sem avisar o usuário
- Microsoft Store abre portas para mais apps e exibirá anúncios
Em uma publicação oficial, a gigante de Cupertino lembrou aos criadores de software sobre o prazo para se adequar. Quem oferece botão para criar conta deverá ter outro para deletar, em local visível e acessível para os cadastrados.
Essa opção não poderá ser substituída por desativação temporária ou congelamento de contas por tempo determinado. O app pode até oferecer essas duas soluções, mas sem conflitar com o botão de exclusão permanente, que inclusive deve eliminar todos os dados do cadastro do solicitante.
O objetivo é evitar que usuários do iPhone precisem enviar e-mail, conversar via chat ou contatar por telefone o suporte técnico do desenvolvedor. Em geral, cancelar um serviço é uma tarefa bastante desconfortável, porque envolve uma série de redirecionamentos, tempo perdido e tentativas da empresa de obrigá-lo a permanecer em algo indesejado.
Mais proteção da privacidade
A nova diretriz beneficiará aqueles que residem em países sem leis rígidas de proteção de dados. Com os constantes vazamentos de informações pessoais, ter que passar seu número de CPF ou cartão por telefone/chat pode ser bastante preocupante para muita gente.
A Apple é famosa por aplicar rigorosamente suas políticas da App Store, portanto é bom os desenvolvedores correrem para colocar tudo em ordem o mais rápido possível. E nem adianta tentar burlar o sistema, porque a empresa costuma detectar e a punição é pior ainda, como ocorreu com a Epic Games quando tentou implementar um método de pagamento de terceiros.
Fonte: Apple