Microsoft Store abre portas para mais apps e exibirá anúncios

Microsoft Store abre portas para mais apps e exibirá anúncios

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Maio de 2022 às 14h02
Igor Almenara/Canaltech

A lista de espera para distribuir aplicativos Win32 na Microsoft Store enfim acabou. Nesta terça, durante o Microsoft Build 2022, a dona do Windows anunciou que a loja aceitará qualquer aplicativo, sem antes precisar passar por um crivo.

Basicamente, se você tem um app no formato Win32, bastaria colocá-lo na loja para começar a distribuição. Isso torna a adoção da loja ainda mais atrativa para desenvolvedores, uma vez que não é necessário esperar pela avaliação da Microsoft para iniciar a distribuição na plataforma.

Outra novidade da loja foi a inclusão de anúncios: programadores poderão pagar para que seus aplicativos apareçam em destaque em determinados resultados de pesquisa, algo que pode impulsionar o número de downloads. Os anúncios devem ser restritos à Microsoft Store, não afetando outras áreas do sistema.

Anúncios colocam o aplicativo em destaque na loja, semelhante ao que acontece na Play Store e na App Store (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Além disso, aplicativos listados na loja começarão a aparecer na Pesquisa do SO. Em um exemplo, a Microsoft mostra o app Spotify disponível para download na plataforma ao pesquisar pelo programa.

Aplicativos distribuídos pela loja aparecerão como resultados de pesquisa no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Restauração em novo PC

Por fim, outra importante adição foi a restauração de aplicativos em novos computadores. Semelhante ao que acontece no celular, um novo computador com Windows conectado a sua conta Microsoft baixará todos os programas que estavam instalados na máquina anterior, facilitando o processo de migração entre máquinas.

Naturalmente, isso só funciona com aplicativos adquiridos na Microsoft Store. Portanto, programas baixados pelo navegador (ou outras fontes) ainda precisam ser pesquisados e instalados manualmente.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.