7 aplicativos de chamadas de vídeo que você pode usar durante a quarentena

Por Diego Sousa | 24 de Março de 2020 às 12h05
Reprodução

Com o avanço do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Brasil e no mundo, declarado como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal recomendação para barrar a disseminação do vírus é ficar em casa e evitar aglomerações.

Se você faz parte do grupo que precisa trabalhar, estudar ou interagir com outras pessoas durante o período de isolamento, os aplicativos de videochamadas são a melhor forma de manter a comunicação em dia.

Há vários serviços disponíveis tanto para Android quanto para iOS (iPhone) e, se você está procurando alternativas para se manter produtivo nesse período difícil, nós do Canaltech preparamos uma lista com os melhores apps de chamadas de vídeo para o seu celular. Confira:

1. Skype

Skype é um dos apps mais usados para reuniões de trabalho (Foto: Reprodução)

O Skype é talvez o aplicativo de videochamadas mais popular do mundo. Embora seja mais completo na sua versão para PC e Mac, o aplicativo para Android e iOS consegue realizar chamadas de vídeo em grupo com até 25 pessoas, além de possuir um bate-papo tradicional para enviar mensagens de texto e imagens.

Você também consegue ligar para qualquer telefone fixo e celular do mundo todo, basta comprar créditos diretamente no aplicativo. A interface para dispositivos móveis é bastante simples e intuitiva, facilitando a comunicação.

O Skype está disponível para smartphones Android e iOS.

2. Microsoft Teams

Teams é uma plataforma unificada que engloba o Word, Excel e PowerPoint (Foto: Reprodução)

O Teams é a plataforma unificada da Microsoft para trabalhos em equipe. Ele se destaca por permitir que grupos de até 10.000 pessoas possam conversar tanto em bate-papo quanto em videoconferências.

Um dos seus principais recursos é poder acessar, editar e compartilhar arquivos do Word, Excel e PowerPoint em tempo real no mesmo lugar, o que pode ser uma mão-na-roda para otimizar a produtividade da equipe.

O Microsoft Teams está disponível para smartphones Android e iOS.

3. Hangouts

O Hangouts tem uma interface bastante limpa e fácil de usar (Foto: Reprodução)

O Google tentou muitas vezes fazer um serviço de videochamadas padrão e útil smartphones Android, assim como o Facetime é para os iPhones. Após o Allo e o Duo não se tornarem tão populares, o Hangouts é um dos serviços mais usados para reuniões.

Ele permite realizar videoconferências com até 10 pessoas, além de enviar mensagens de texto privadas e criar grupos com até 150 contatos. Assim como o Skype, também é possível ligar para outras pessoas.

Os clientes do G Suite podem colaborar em tempo real com o Documentos, Apresentações ou Planilhas enquanto estiverem em reunião, mas também podem usar a pesquisa avançada do Google para procurar membros da sala, conversas antigas e arquivos compartilhados.

O Hangouts está disponível para smartphones Android e iOS.

4. WhatsApp Messenger

O WhatsApp é mais indicado para chamadas em família e amigos (Foto: Reprodução)

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo e também permite realizar chamadas de vídeo. A qualidade e os recursos das videoconferências não são tão profissionais quanto outras opções listadas, mas consegue, com êxito, satisfazer chamadas em família e amigos.

O app está disponível para smartphones Android e iOS.

5. Facebook Messenger

Messenger tem uma qualidade de vídeo muito boa (Foto: Reprodução)

Provavelmente você possui o Messenger instalado com o Facebook. Diferente de outros apps da Play Store, ele tem a vantagem de ser integrado com o Facebook, ou seja, você já deve estar bastante familiarizado com sua interface.

A qualidade do vídeo é boa, além de ser completamente grátis. Apesar de não ser o mais indicado para reuniões de trabalho, o Messenger traz um ambiente simples, essencial para chamadas em família e amigos.

O Messenger está disponível para smartphones Android e iOS.

6. Viber

O Viber não é tão popular no Brasil, mas é uma ótima alternativo ao WhatsApp (Foto: Reprodução)

Com o WhatsApp, Messenger e Telegram sendo os principais mensageiros para celulares no Brasil, outras opções da Play Store podem passar despercebidos. O Viber, por exemplo, fez um certo sucesso no início, mas não se tornou tão popular quantos seus concorrentes aqui no país.

O app é como todos os outros: permite fazer chamadas de áudio e vídeo, além de possuir uma interface de bate-papo simples e intuitiva. O Viber também possibilita a criação de comunidades com número ilimitado de membros.

Uma das principais vantagens do Viber é poder realizar ligações tanto para outros usuários quanto para telefones fixos e celulares do mundo todo.

O Viber está disponível para smartphones Android e iOS.

7. JusTalk - Chamadas de vídeo

JusTalk é focado exclusivamente em chamadas de vídeo (Foto: Reprodução)

Nossa última recomendação é o JusTalk - Chamadas de vídeo. Diferente de todos os outros apps da lista, o JusTalk se destaca justamente por trazer recursos bem interessantes para videochamadas, como chat de vídeo em grupo, desenhar durante uma chamada ou jogar online com os amigos.

Além disso, o JusTalk não esquece dos recursos básicos, como mensagens gratuitas e chamadas de voz via Wi-Fi ou rede móvel. O bom dele é a sua conexão diretamente com o Facebook, ou seja, é possível encontrar seus amigos e familiares com mais facilidade.

O JusTalk - Chamadas de vídeo está disponível para smartphones Android e iOS.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.