7 aplicativos essenciais para viajar

7 aplicativos essenciais para viajar

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Guadalupe Carniel | 14 de Outubro de 2021 às 19h00
Patrick Tomasso/Unsplash

Planejar uma viagem envolve muitas etapas diferentes e, em alguns casos, complicadas. Para facilitar todo esse processo, o celular é um poderoso aliado: existem diversos aplicativos que podem simplificar ou auxiliar a sua organização antes, durante e depois da viagem.

As funções são variadas e incluem navegação, procura por passagens e auxílios com a administração do dinheiro. Muitos aplicativos também podem trazer informações sobre protocolos relacionados à COVID-19 em cada local, para uma viagem mais segura. Antes de arrumar as malas, confira essa lista com sete aplicativos essenciais para sua viagem!

1. SkyScanner

O SkyScanner é uma plataforma para localizar passagens de avião pelo menor preço. O aplicativo faz a busca por diferentes sites e companhias aéreas para trazer os valores mais baratos para um voo específico e conferir todos os preços para as datas mais próximas à sua viagem.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Use o app para encontrar passagens de avião (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A busca por passagens pode ser feita de forma flexível com a presença de um calendário que informa os valores por dia no mês. Além disso, o app permite ativar alertas para receber notificações de mudanças de preço para a sua viagem preferida, possui integração com o Booking para localizar hotéis.

A ferramenta de pesquisa também disponibiliza filtros adicionais por tempo de voo, número de escalas e até mesmo a emissão de CO2. Para viagens internacionais, o SkyScanner disponibiliza um mapa interativo com as restrições de cada país para visitantes do Brasil.

2. Lambus

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito com opção de compras pelo app

Não sabe por onde começar o seu planejamento? Uma dica é utilizar o Lambus: esse aplicativo funciona como um planejador completo para a sua viagem e concentra informações sobre voos, pontos turísticos, programação e espaço para dividir as despesas.

Lambus é uma ferramenta completa para planejar sua viagem (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Ao cadastrar uma nova viagem, você pode informar o destino, tempo e a moeda usada. Em seguida, o aplicativo possui ferramentas para armazenar passagens e cartões de embarque, ajuda a criar rotas de programação, localiza pontos turísticos importantes e registra todos os gastos e transações de câmbio. A sua viagem pode ser compartilhada com outros usuários, para que todos possam receber as informações.

O Lambus possui uma versão Pro com mais opções de planejamento de rotas, atualizações em tempo real sobre voo e clima, listas para a mala e exportação de arquivos em PDF ou planilhas para Excel. Pode ser adquirido por R$ 53,99 para uso em uma viagem ou por R$ 124,99 para assinatura anual.

3. Booking.com

Depois das passagens, é hora de conferir as opções de hospedagem. Para essa função, Booking é um dos principais serviços para reservas de hotéis e quartos particulares para destinos nacionais e internacionais.

Use o aplicativo para fazer reservas em hotéis (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Primeiramente, insira as datas e a cidade de destino. Em seguida, o aplicativo retorna com as principais vagas disponíveis e disponibiliza diferentes filtros para selecionar a sua reserva. É possível, por exemplo, escolher o tamanho da cama, distância ao centro da cidade e comodidades como café da manhã incluso, academia e outras opções. A reserva é feita instantaneamente, com possibilidade de pagamento pelo app.

O aplicativo permite administrar e importar os dados da sua reserva pelo celular. Há, também, a possibilidade de consultar aluguel de carros para a sua estadia.

4. Google Maps

O Google Maps pode desempenhar diversas funções durante a sua viagem. Caso esteja dirigindo até o destino, pode fornecer as melhores rotas, com informações atualizadas sobre o trânsito. Durante a estadia, consegue ser utilizado para encontrar estabelecimentos, conferir horários de transporte público e auxiliar com o deslocamento.

App pode ser usado para traçar rotas e pesquisar por locais (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O aplicativo pode ser usado para traçar rotas nas cidades e exibe opções de deslocamento por carros, motos, transporte público ou a pé. Dessa forma, ao se programar para um ponto turístico, é possível visualizar as informações do local e ainda conferir o tempo gasto com cada meio de transporte.

Outra função muito importante do Maps envolve buscar por estabelecimentos. Nesse cenário, a busca não contempla apenas os pontos turísticos: é possível usar o aplicativo para localizar farmácias, restaurantes, lojas e outras opções. Em cada caso, são exibidas informações sobre horário de funcionamento e avaliações da comunidade.

5. TripAdvisor

O TripAdvisor é um guia turístico no alcance do seu celular. Com o aplicativo, você pode procurar por hotéis, pontos turísticos, restaurantes ou outros estabelecimentos importantes no seu destino.

TripAdvisor traz informações sobre pontos turísticos e estabelecimentos (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A ferramenta funciona a partir da avaliação da comunidade. Portanto, além de conferir os registros de turistas, você pode adicionar as suas próprias impressões sobre o local. A página dos estabelecimentos traz informações sobre contato, horários de funcionamento e possíveis excursões ou atividades turísticas relacionadas.

Na hora de planejar a sua viagem, é possível adicionar locais a uma tela de favoritos. O aplicativo também possui uma ferramenta de busca para hotéis, conectando com diferentes redes de hospedagem.

6. Google Tradutor

Vai fazer uma viagem para o exterior e ainda não tem o domínio do idioma estrangeiro? O Google Tradutor apresenta diferentes funções além da simples tradução de termos e frases. Com uma conexão com a internet, é possível explorar vários recursos que podem ajudar com sua estadia.

Ferramenta de tradução é muito útil em viagens internacionais (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O aplicativo possui, por exemplo, uma ferramenta voltada para diálogos. Basta liberar o acesso ao microfone e configurar os idiomas falados pelas pessoas envolvidas. Em seguida, a tradução é exibida na tela após cada fala. Outra opção envolve o uso da câmera: com o Google Lens, é possível traduzir textos rapidamente e encontrar informações no seu idioma.

O aplicativo também possui versão offline para traduzir termos. Você pode escolher os idiomas e fazer o download para conferir termos e expressões sem conexão com a internet.

7. Splitwise

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito com opção de compras no app

Durante uma viagem em grupo, dividir os gastos pode se tornar um grande problema. O Splitwise surge para simplificar e resolver essas complicações: o app permite criar sessões em grupo para armazenar todas as despesas e, em seguida, faz a divisão exata com o valor que cada um precisa pagar.

Divida os gastos da viagem no Splitwise (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O registro de cada despesa pode ser sinalizado com categorias diferentes, valor total pago e um campo de anexo para inserir recibos ou notas fiscais. Em seguida, é necessário escolher com quem esse valor foi dividido para que o aplicativo consiga fazer os cálculos.

No final da viagem, basta juntar todas as despesas e conferir novamente os gastos. Após a conta total, os participantes podem combinar o pagamento e marcar a quitação das dívidas no aplicativo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.