Melhores aplicativos para alugar, comprar e vender imóveis

Melhores aplicativos para alugar, comprar e vender imóveis

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Guadalupe Carniel | 06 de Outubro de 2021 às 20h00
Tierra Mallorca/Unsplash

Procura por um novo lugar para morar? Aplicativos de venda e aluguel de imóveis simplificam esse processo e permitem filtrar resultados específicos para as suas necessidades. Dessa forma, é possível navegar entre diferentes localidades, conferir o valor total e agendar suas visitas pelo seu celular.

Caso esteja planejando uma viagem ou evento, também existem plataformas com opção de aluguel para estadias curtas ou temporadas. Com um alcance muito maior de pessoas, esses apps ainda são vantajosos para quem procura vender ou alugar o próprio imóvel. Confira, a seguir, cinco opções de aplicativos para alugar, comprar ou vender imóveis!

1. QuintoAndar

O QuintoAndar destaca-se por oferecer uma experiência digital para alugar ou comprar uma propriedade. No caso dos aluguéis, a empresa permite concluir a operação sem a necessidade de fiador ou caução e com um contrato digital. Dessa forma, o app é uma opção pela praticidade para proprietários e inquilinos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

QuintoAndar possui operação digital (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Para pesquisar imóveis, o aplicativo disponibiliza diferentes filtros. As opções incluem preço total por mês, quantidade de quartos e detalhes especiais como mobília, vagas de garagem e outros aspectos do condomínio ou região. Após escolher sua opção preferida, o app libera para a negociação direta com o proprietário e permite agendar visitas presenciais ou remotas para conhecer o local.

Todas as operações são realizadas pelo app do QuintoAndar. Os boletos de aluguel são enviados pela própria plataforma, enquanto há uma área específica para os proprietários. Para a avaliação do seu perfil, é necessário apenas enviar CPF, RG e comprovante de renda dos últimos três meses.

2. Mercado Livre

O Mercado Livre é conhecido por oferecer uma variedade ampla de conteúdos anunciados. Isso também inclui imóveis, com opções para compra, venda, aluguel e locação por temporadas curtas. Basta acessar a categoria no app para encontrar todas as funcionalidades de pesquisa.

Mercado Livre oferece anúncios de propriedades e serviços (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O app oferece filtros por tipo de imóvel, localização, faixa de preço, número de cômodos e outras características específicas do local. Para seguir adiante com a negociação, é necessário entrar em contato com o perfil anunciante e ajustar os próximos detalhes. No caso da compra de imóveis, a plataforma permite realizar uma simulação de financiamento pela empresa Credihome.

O Mercado Livre ainda traz uma aba com serviços gerais na categoria de imóveis. Além de procurar por casas e apartamentos, também é possível contratar serviços de carretos e montagem de imóveis ou adquirir itens para a decoração do local.

3. ZAP Imóveis

O ZAP é uma popular plataforma para encontrar imóveis por todo o Brasil. Com opções para comprar ou alugar, o aplicativo cria um questionário inicial com o valor máximo e a quantidade de quartos, banheiros e vagas de garagem desejadas. Em seguida, é possível adicionar mais filtros para a busca ou ativar a pesquisa para receber sugestões de casas e apartamentos pela região.

Aplicativo permite salvar anúncios como favoritos (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Um recurso interessante do aplicativo é a aba "Descobrir". Essa funcionalidade localiza propriedades que atendem a alguns dos seus requisitos de pesquisa, informa anúncios que receberam descontos no valor total e outras opções que estão em alta na sua região. Caso encontre uma propriedade que chame sua atenção, é possível adicioná-la a uma aba de favoritos para receber atualizações. Após encontrar uma propriedade, é necessário iniciar o contato com o perfil anunciante para mais detalhes.

A empresa também disponibiliza o aplicativo ZAP Aluguel (Android | iOS), com interface voltada para propriedades disponibilizadas com essa função. A ferramenta traz opções comerciais ou residenciais, filtros de pesquisa e alternativas para aluguel por temporada.

4. Facebook

O Marketplace, do Facebook, é uma alternativa interessante para localizar imóveis. Integrado à rede social, a área de compra e venda destaca-se pelo grande alcance com a comunidade de usuários e pode ajudar a encontrar mais opções rapidamente.

Rede social pode ser usada para anunciar imóveis (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Para a locação de imóveis, a plataforma disponibiliza um recurso de pesquisa detalhada. É possível escolher a categoria de imóvel, raio de distância, metros quadrados e a quantidade de cômodos. Além disso, o aplicativo permite criar avisos para receber notificações de novos anúncios que atendam às suas exigências de busca.

No caso da venda de imóveis, o app não oferece tantas opções de filtros e permite apenas ajustar valores ou distância. Para avançar com as negociações da propriedade, é necessário entrar em contato com o perfil anunciante.

5. Airbnb

O Airbnb é a opção mais popular para quem procura aluguéis em períodos curtos ou temporadas. A plataforma pode ser utilizada para localizar propriedades particulares no Brasil e em diversos outros países, com opção de aluguel por diárias. Para fazer a pesquisa, basta apenas informar a localização desejada, data e quantidade de pessoas. Caso ainda não tenha decidido o período, o app disponibiliza busca flexível com preços menores em datas específicas.

Aplicativo é indicado para estadias curtas e viagens (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Cada anúncio possui uma descrição feita pelo anfitrião e um campo de avaliações dos hóspedes. A página ainda inclui informações básicas sobre a residência, mapa da região e a inscrição detalhada dos valores para as diárias e as taxas inclusas.

O Airbnb também pode ser usado no planejamento da sua viagem. Algumas cidades do aplicativo também incluem atividades turísticas promovidos por anfitriões. Dessa forma, além de reservar a sua estadia, é possível adquirir passeios guiados e conferir a avaliação feita pela comunidade.

Fonte: QuintoAndar

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.