Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Aplicativos da Trend Micro são removidos da App Store

Por| 12 de Setembro de 2018 às 08h12

Link copiado!

Aplicativos da Trend Micro são removidos da App Store
Aplicativos da Trend Micro são removidos da App Store

Uma série de aplicativos antimalware foram removidos da App Store para Macs pela Apple. Todos eles eram de autoria da Trend Micro e estavam enviando para servidores da empresa dados do histórico de navegação dos usuários que os instalavam.

Todos esses aplicativos tinham a função de checar se o site que o usuário estava acessando era seguro — ou seja, livre de malwares. Essa verificação era feita pelo programa cada vez que o usuário acessava um site, verificando um banco de dados local e a memória cache da máquina. Caso fosse o primeiro acesso a um determinado site, o programa verificaria o banco de dados do servidor da Trend Micro. O problema era que, além de consultar o banco de dados, esses aplicativos estavam diariamente enviando para a empresa todo o histórico de navegação das máquinas em que estavam instalados.

Ainda que a Trend Micro tenha garantido que retirou a funcionalidade de envio de dados dos aplicativos e removeu de seus servidores todos os pacotes de histórico de navegação enviados por eles, não é mais possível encontrar nenhum desses programas na App Store. E mesmo que a Apple não tenha especificado o motivo da remoção dos programas, o mais provável é que a empresa tenha entendido que a Trend Micro infringiu as regras de uso da loja, já que uma mudança recente restringiu o modo que as empresas podem utilizar as informações dos usuários.

Fonte: Ars Technica