Aplicativos da Trend Micro são removidos da App Store

Por Rafael Rodrigues da Silva | 12 de Setembro de 2018 às 08h12

Uma série de aplicativos antimalware foram removidos da App Store para Macs pela Apple. Todos eles eram de autoria da Trend Micro e estavam enviando para servidores da empresa dados do histórico de navegação dos usuários que os instalavam.

Todos esses aplicativos tinham a função de checar se o site que o usuário estava acessando era seguro — ou seja, livre de malwares. Essa verificação era feita pelo programa cada vez que o usuário acessava um site, verificando um banco de dados local e a memória cache da máquina. Caso fosse o primeiro acesso a um determinado site, o programa verificaria o banco de dados do servidor da Trend Micro. O problema era que, além de consultar o banco de dados, esses aplicativos estavam diariamente enviando para a empresa todo o histórico de navegação das máquinas em que estavam instalados.

Ainda que a Trend Micro tenha garantido que retirou a funcionalidade de envio de dados dos aplicativos e removeu de seus servidores todos os pacotes de histórico de navegação enviados por eles, não é mais possível encontrar nenhum desses programas na App Store. E mesmo que a Apple não tenha especificado o motivo da remoção dos programas, o mais provável é que a empresa tenha entendido que a Trend Micro infringiu as regras de uso da loja, já que uma mudança recente restringiu o modo que as empresas podem utilizar as informações dos usuários.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Fonte: Ars Technica

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.