Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Aplicativos da Trend Micro podem estar espionando seu computador

Por| 10 de Setembro de 2018 às 22h00

Link copiado!

Iman Ghader
Iman Ghader

Mais uma empresa foi descoberta abusando da confiança dos usuários. Dessa vez foi a Trend Micro, que foi pega utilizando alguns de seus aplicativos para enviar cópias do histórico de navegação dos usuários que instalaram esses apps a servidores privados da companhia — e, ainda mais alarmante, enviando histórico até mesmo de períodos anteriores à instalação do aplicativo.

De acordo comunicado oficial da empresa, foi confirmado que os aplicativos Dr Cleaner, Dr Cleaner Pro, Dr Antivirus, Dr Unarchiver, Dr Battery e Duplicate Finder enviavam diariamente para servidores da empresa uma cópia do histórico de navegação do usuário e, no momento da instalação, enviava também uma cópia das páginas visitadas pelos usuários nas 24h anteriores. A companhia alega que esse procedimento era efetuado com o intuito de encontrar possíveis endereços usados para a propagação de mallwares e spywares, e que os usuários concordavam com a prática ao aceitar os termos e condições de uso do aplicativo.

Apesar das justificativas, a empresa garante que irá retirar o envio do histórico de navegação de todos esses aplicativos a pedido dos usuários. Ainda que na nota oficial a empresa cite que essa coleta de dados era exclusiva das versões para macOS, logo foi descoberto que as versões para Windows dos aplicativos também tinham a mesma prática.

Fonte: MSPowerUser