Os melhores aplicativos para aumentar sua produtividade

Os melhores aplicativos para aumentar sua produtividade

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Guadalupe Carniel | 17 de Setembro de 2021 às 20h00
Mockup: Graphberry

Precisa aumentar a sua produtividade no trabalho ou nos estudos? Muitos fatores podem influenciar nesse processo: organização, agilidade e criação de prioridades são alguns bons pontos de partida, por exemplo. Para isso, é possível recorrer a diversos apps de produtividade no seu celular.

Gerenciadores de projetos, blocos de notas e apps para listas de tarefas são algumas das opções disponíveis para reforçar a sua produtividade pelo celular. Muitas dessas ferramentas possuem suporte colaborativo e funcionam para o trabalho individual ou por equipes. Para deixar seu dia mais produtivo, o Canaltech separou aplicativos essenciais para essa organização. Confira!

1. Trello

O Trello é uma plataforma popular para organização nos celulares e computadores. O aplicativo funciona a partir de criação de quadros, normalmente direcionados a algum tema ou equipe. Os quadros, então, são preenchidos com cartões, com grande potencial de customização.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Organize suas tarefas em quadros e cartões (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Em cada cartão, por exemplo, é possível inserir informações em texto, anexos, prazos e etiquetas para marcação. Além disso, em trabalhos colaborativos, a ferramenta permite assinalar tarefas para integrantes do projeto. Dessa forma, os cartões são opções versáteis para gerenciar projetos, hierarquizar informações e organizar suas tarefas diárias.

Com uma conta no Trello, seus quadros e informações são sincronizados para uso em outros dispositivos, como a versão para navegadores e app para desktop. Caso queira criar um projeto colaborativo, não há um limite para membros e o convite é feito por e-mail ou link compartilhável.

2. Notion

O Notion não é um simples aplicativo de notas. A ferramenta pode ser usada para criar anotações, planejar sua rotina com lista de tarefas e ainda gerenciar projetos em equipe. O grande destaque fica por conta da interface, com opções versáteis para inserir anexos, discussões, links e até mesmo linhas de código.

Notion é um aplicativo versátil para anotações e gerenciamento de projetos (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Portanto, a personalização é o principal ponto positivo do Notion. Todos os conteúdos podem ser editados, arrastados ou reordenados nas páginas do app. Há a possibilidade, por exemplo, de criar um atalho rápido para uma anotação dentro de outro arquivo.

Além da liberdade para anotações, o aplicativo disponibiliza a criação de listas de tarefas e pode ser colaborativo. Dessa forma, o app também é uma opção para concentrar todas as informações de um projeto em equipe, com edição em tempo real. O Notion ainda possui sincronização para acesso pelo navegador e versões para desktop.

3. Microsoft Office

Para criar e gerenciar diferentes documentos durante o dia, o aplicativo do Microsoft Office para celulares é uma interessante opção. O app funciona como um hub para os principais programas do pacote Office, como Word, Excel e PowerPoint, e permite criar arquivos em texto, planilhas e apresentações de forma rápida em seu dispositivo.

Microsoft Office é compatível com diferentes arquivos (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

As funções do Office não param por aí: pelo app, ainda é possível criar formulários, digitalizar documentos, criar gravações em áudio, gerenciar arquivos em PDF, extrair texto de imagens e converter documentos para diferentes formatos. Todas essas funcionalidades são disponibilizadas pela própria plataforma, sem a necessidade de baixar outros apps e complementos.

A integração da conta da Microsoft também é outro fator importante. O login com a sua conta traz o acesso às suas notas criadas no OneNote e armazena os arquivos em nuvem pelo OneDrive, com 5 GB gratuitos de armazenamento.

4. Noted

  • Compatibilidade: iOS
  • Preço: instalação gratuita com opções pagas (a partir de R$ 16,90 por mês)

Disponível apenas para o iOS, o Noted é uma ferramenta que pode solucionar os seus problemas com gravações de áudio. Além de funcionar como um bloco de notas, o app é utilizado para gravar aulas, entrevistas e reuniões, com opção de transcrição e marcação de pontos importantes.

Aplicativo é usado para criar anotações sobre áudios (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Durante a reprodução, é possível criar marcadores de tempo para não perder um detalhe importante ou sinalizar o início da discussão sobre determinado assunto. Basta, portanto, combinar os marcadores com as suas anotações para localizar as informações rapidamente no arquivo de áudio. Além disso, o player do app possui botões para avançar ou retroceder em 10 segundos e alterar a velocidade da reprodução.

O Noted pode ser sincronizado com o iCloud e possui uma versão para Apple Watch, na qual é possível iniciar gravações pelo dispositivo. A versão paga do app, oferecida a partir de R$ 16,90 por mês, disponibiliza recursos extras, como o recorte do áudio, cadernos ilimitados e exportação de arquivos em PDF.

5. Todoist

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: instalação gratuita com opções pagas (a partir de R$ 12,90 por mês)

Para não esquecer de compromissos e outras atividades importantes, vale a pena ter um aplicativo de lista de tarefas instalado no seu celular. Entre as opções disponíveis, o Todoist é um dos destaques, com interface simples e possibilidades de personalização para cada tarefa.

Todoist é uma opção completa para listas de tarefas (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Ao inserir um lembrete na plataforma, é possível determinar prazos, frequência da atividade e informar um nível de prioridade. Dessa forma, o app envia notificações próximas ao horário de limite e ajuda a controlar todos os seus horários no dia. Há uma aba de estatísticas para acompanhar os seus hábitos e objetivos criados para a ferramenta.

O Todoist também possui funções colaborativas e pode ser sincronizado com outros dispositivos. A versão paga do app, disponibilizada por R$ 12,90 por mês, permite criar projetos ilimitados e amplia a capacidade de armazenamento de anexos.

6. IFTTT

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: instalação gratuita com opções pagas (a partir de R$ 24,99 por mês)

Automatizar ações do seu celular é uma alternativa para aumentar a sua produtividade. O IFTTT, sigla para "If This, Then That" ("Se Isso, Então Aquilo", em tradução livre) é um aplicativo que cria combina ações de diferentes aplicativos em seu lugar para criar rotinas automáticas com base em causa e consequência. A ferramenta tem integração com diferentes apps para redes sociais, serviços do Google Docs e configurações do seu aparelho.

Ferramenta cria ações automáticas entre apps (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O app funciona a partir de miniaplicações, ou seja, ações automáticas ativadas por um "gatilho". Para isso, é possível selecionar entre um catálogo de miniaplicações disponíveis ou criar a sua própria ação personalizada. Primeiramente, é necessário selecionar o fator que causa a ação. Em seguida, escolha qual o comando realizado por outros apps de terceiros.

O IFTTT, portanto, é uma opção interessante para gerenciar notificações, e-mails e outros fatores importantes da sua rotina. A versão Pro do app, oferecida por R$ 24,99, permite criar miniaplicações ilimitadas e com mais de uma etapa.

7. Asana

O Asana é uma ferramenta de gerenciamento de projetos individuais e em equipe. O aplicativo para celulares permite criar tarefas e acompanhar todas as etapas da criação de um projeto, controlar prazos, utilizar ferramentas criativas e monitorar o fluxo de trabalho.

Gerencie projetos com o Asana (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Cada tarefa criada no Asana recebe um nível de prioridade e é assinalada a um dos integrantes do projeto. Dessa forma, ao abrir o app, é possível encontrar rapidamente quais são as suas obrigações e prazos diários. A página de criação ainda possui espaços para descrições, anexos variados e comentários da equipe. Menções e atribuições de tarefas são exibidos em uma área de caixa de entrada no aplicativo.

A versão gratuita do Asana possui tarefas e projetos ilimitados, com capacidade de até 15 participantes por equipe. Para equipes maiores e grandes empresas, a plataforma possui modalidades de planos pagos com diferentes recursos.

Você utiliza alguma dessas ferramentas? Comente!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.