Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Aplicativo mais baixado em 2022 alcança marca de 3,5 bilhões de downloads

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Abril de 2022 às 18h07

Link copiado!

Andrew Mantarro
Andrew Mantarro
Tudo sobre TikTok

O TikTok foi o aplicativo mais baixado no primeiro trimestre de 2022 e agora conta mais de 3,5 bilhões de downloads desde o lançamento. Os dados foram divulgados pela empresa de dados Sensor Tower no relatório Q1 2022: Store Intelligence Data Digest.

A rede social dos vídeos curtos superou novamente o Instagram e alcançou o número histórico graças aos resultados positivos dos três primeiros meses deste ano. É a primeira vez que um app que não é de propriedade da Meta cruza esse marco, o que consolida a plataforma como a líder absoluta no segmento.

Continua após a publicidade

Desde o início de 2022, o TikTok foi baixado mais de 175 milhões de vezes. Nenhum aplicativo teve mais downloads do que o TikTok desde o início de 2018, quando o WhatsApp teve 250 milhões de transferências no mundo inteiro.

O aplicativo de mídia social atualmente dita as tendências da cultura pop e é dominante no cenário mundial. Há um conjunto bem variado de comunidades e nichos abarcados na plataforma, tudo regido por um algoritmo de recomendação eficaz que está em constante melhoria.

Resultado positivo no iOS

Na App Store, o TikTok foi baixado cerca de 70 milhões de vezes no mundo inteiro. A maioria dos downloads veio dos iPhones, com uma pequena participação de iPads. O curioso é que mesmo banido da Índia, o segundo país mais populoso do mundo, a rede social apresentou um crescimento de 11% nas transferências em relação ao trimestre anterior na Ásia.

Continua após a publicidade

Já nos Estados Unidos, mercado mais importante do mundo, o app de vídeos curtos é o principal aplicativo desde o começo do ano passado. Por lá, a competição dos chineses era com o YouTube pela primeira posição no ranking, mas o programa superou o rival em mais de 10 milhões de downloads por nove trimestre consecutivos — enquanto o YouTube só ultrapassou o limite oito vezes.

No Android, preferência é pelo Instagram

Embora o resultado no iPhone tenha sido muito bom, no Android quem ainda lidera é o Instagram. A plataforma da Meta segue firme na primeira posição de mais downloads, seguida pelo Facebook e com o TikTok no terceiro degrau.

Continua após a publicidade

Uma das surpresas no relatório é o crescimento do Telegram (quinta posição), da Shopee (sexta posição no geral e terceiro na Play Store) e do CapCut (em nono). Este último, por exemplo, é um editor de vídeos da ByteDance, dona do TikTok, o que pode ter ajudado no ganho de popularidade do programa.

O Brasil é o terceiro país com mais downloads analisados pela pesquisa. No ranking geral, está atrás apenas da Índia e dos Estados Unidos, resultado que mostra a importância do mercado brasileiro para as companhias.

As estimativas da Sensor Tower incluem downloads mundiais também na Google Play Store e englobam dados coletados entre 1º de janeiro a 31 de março de 2022. Não estão inclusos na conta os programas pré-instalados nos telefones nem lojas de terceiros do Android, o que poderia mudar um pouco o resultado.

Fonte: Sensor Tower