8 aplicativos que levam o efeito de vídeo em câmera lenta para o seu celular

8 aplicativos que levam o efeito de vídeo em câmera lenta para o seu celular

Por Ariane Velasco | 26 de Maio de 2020 às 13h00
Free-Photos/Pixabay

O efeito de câmera lenta em vídeos é muito desejado por pessoas que querem deixar seus vídeos mais interessantes ou até mesmo mostrar algum detalhe que, com a velocidade normal, pode passar despercebido pelos espectadores.

Existem diversos aplicativos para Android e iOS que permitem gravar vídeos em câmera lenta gratuitamente e, além disso, aplicar efeitos, adicionar legendas e postar o resultado em redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter e outras. Confira algumas opções a seguir.

FilmoraGO

Disponível para Android e iOS, esse aplicativo permite editar vídeos em câmera até três vezes mais lenta. Além disso, ele permite adicionar temas, cortar as cenas, colocar música, sobreposições e enviar o vídeo pronto para suas redes sociais.
O aplicativo é totalmente gratuito.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Seu vídeo em câmera lenta pode ser compartilhado em um app ou salvo na galeria (Captura de tela: Ariane Velasco)

InShot

Outro aplicativo muito bom para colocar vídeos em câmera lenta é o InShot (Android | iOS), que reduz ainda mais a velocidade das cenas do que o FilmoraGO. O aplicativo é muito bem avaliado na Play Store e permite adicionar filtros, cortar o vídeo, colocar música, stickers, texto, modificar o fundo e congelar as cenas.

Para deixar o vídeo em câmera lenta, basta arrastar a barra na parte inferior da tela para a esquerda. Depois, é só tocar no ícone de check, do lado direito, para salvar o resultado.

Arraste o ponto na barra para ajustar a velocidade (Captura de tela: Ariane Velasco)

Instagram

A seção “Cenas” do Instagram (Android | iOS) permite deixar os vídeos em câmera lenta no momento de sua gravação. Para isso, basta tocar em “Speed”, do lado esquerdo da tela. Assim como nos Stories, os vídeos das “Cenas” também podem receber músicas, efeitos e o usuário pode usar um timer para controlar melhor a gravação.

Você também pode aplicar efeitos e gravar vídeos com mãos livres (Captura de tela: Ariane Velasco)

Filmr

Com o Filmr (Android) você pode editar um vídeo de sua galeria ou gravar na hora para aplicar o efeito de câmera lenta. Para alterar a velocidade do vídeo, é só selecionar a opção “Velocidade”, na página inicial do aplicativo. O aplicativo também permite duplicar as cenas, girar a imagem, dividir a tela, aumentar o volume, adicionar uma música, alterar o formato do vídeo e compartilhar seu resultado nas redes sociais.

Toque no ícone de "check" depois que terminar de editar a velocidade (Captura de tela: Ariane Velasco)

Vigo Video

Outro aplicativo que permite gravar vídeos em câmera lenta é o Vigo Video (Android | iOS), que exibe os vídeos editados por outros usuários logo na página inicial, o que o torna uma pequena rede social. É possível colocar os vídeos em slow motion no momento da gravação ou editar um que já tenha sido gravado e esteja na galeria de fotos de seu smartphone.

Para editar seu vídeo em câmera lenta, basta acessar o menu de edição e tocar em “Tempo”. Por fim, é só tocar em “Câmera lenta”. O resultado pode ser compartilhado tanto no próprio Vigo Video quanto em outras redes sociais.

Toque em "Lento" para deixar o vídeo em câmera lenta (Captura de tela: Ariane Velasco)

Videoshop

Outra boa opção de aplicativo é o Videoshop (Android | iOS), que permite gravar vídeos em câmera lenta ou editar arquivos já prontos. Embora ele não disponibilize filtros, as opções de edição voltadas para o tamanho do arquivo, sua qualidade e suas cenas são bem completas.

Para deixar o vídeo em câmera lenta no Videoshop, basta acessar a opção “Speed” (Velocidade) e arrastar a barra para a esquerda o quanto achar necessário.

Controle o ponteiro para deixar seu vídeo em câmera lenta (Captura de tela: Ariane Velasco)

Efeito Slow Motion

Esse aplicativo para vídeos em câmera lenta está inteiramente em português, o que torna o seu uso ainda mais simples. Ele permite escolher entre dois métodos de edição: o simples (com uma velocidade constante) e o avançado (com pontos para alternar a velocidade).

Para deixar o vídeo inteiro em câmera lenta no modo avançado, basta posicionar todos os pontos na mesma altura, abaixo da linha do meio, que representa a velocidade normal.

Já, caso você prefira utilizar o modo simples, basta escolher a velocidade selecionando um dos pontos, que variam entre 0.25 e 4.0. Também é possível escolher uma posição entre eles para um meio-termo. Para compartilhar seu resultado, basta salvar o vídeo na galeria e postá-lo normalmente nas redes sociais. O app está disponível para Android.

Efeito Slow Motion: app é mais difícil de usar, mas bastante eficiente (Captura de tela: Ariane Velasco)

Efectum

Além de deixar os vídeos em câmera lenta, o Efectum (Android | iOS) também permite acelerar as imagens quando desejado, fazer colagens com os vídeos, timelapses, variar a velocidade entre rápida e lenta e rodar o vídeo ao contrário. O aplicativo é gratuito e bastante intuitivo. Para postar um vídeo em câmera lenta, basta selecionar a opção “Desacelerar”, escolher um vídeo da galeria e tocar em “Próximo”. Por fim, basta tocar em “Devagar” para editar a velocidade.

Toque no vídeo somente uma vez para alterar a velocidade (Captura de tela: Ariane Velasco)

Você conhece outros bons aplicativos para deixar vídeos em câmera lenta? Compartilhe com a gente nos comentários!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.