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Aplicativo do Facebok Gaming será descontinuado

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Agosto de 2022 às 12h50

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Reprodução/Facebook Gaming
Reprodução/Facebook Gaming
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A Meta anunciou que pretende acabar com o aplicativo exclusivo Facebook Gaming para integrá-lo ao Facebook. A empresa não disse a razão oficial do fim, mas possivelmente é uma iniciativa para fortalecer o serviço de jogos, transmissões ao vivo e grupos de gamers no carro-chefe da empresa, que conta com uma base de usuários considerável.

O Gaming passaria a ser uma seção dentro do Facebook, como uma guia adicional voltada para os jogadores. A rede social fez vários testes antes de tomar essa decisão, inclusive com inserções dentro da interface principal, mas não havia mencionado o fim do app dedicado.

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Quem entra no Facebook Gaming se depara com um aviso sobre o encerramento. “Apesar dessa notícia, nossa missão de conectar jogadores, fãs e criadores com os jogos que eles amam não mudou, e você ainda poderá encontrar seus jogos, streamers e grupos ao visitar Gaming, no aplicativo do Facebook”, diz o comunicado.

A migração está marcada para o dia 28 de outubro de 2022, quando o programa será removido das lojas e deixará de funcionar no iOS e Android. Em termos práticos, nada deve mudar para usuários e streamers, exceto pela maior facilidade em localizar os conteúdos no aplicativo original do Facebook.

Futuro do Facebook Gaming

Ainda não está claro quais serão os passos da Meta a partir de agora para o Gaming, mas é provável que a realocação seja fruto da necessidade de revitalizar o Facebook. A rede social criada por Mark Zuckerberg passa por uma crise que envolve queda nos anúncios, diminuição acentuada da receita, fuga de usuários e incapacidade de atrair o público jovem.

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Trazer um serviço de jogos e transmissões de games pode ser uma ótima tentativa de trazer a geração Z de volta. Além disso, é uma tática para aproximar os grupos, páginas e perfis dos criadores de conteúdo.

O Facebook Gaming foi lançado para rivalizar com a Twitch, mas passou a enfrentar outros rivais de peso no meio do caminho, como o TikTok e o YouTube Gaming. A plataforma investiu em um modelo de remuneração dos influenciadores e ferramentas de arrecadação de dinheiro, como assinaturas, gorjetas (Estrelas) e insígnias.

Embora tenha um público cativo, dados da Streamlabs revelam uma queda considerável na audiência nos últimos meses. O total de horas assistidas, por exemplo, teve redução de 51% no comparativo com o ano anterior. Estima-se que o Facebook Gaming detenha apenas 7,9% da participação no mercado mundial de streaming, números muito modestos quando comparados aos concorrentes.