Android vai manter acesso a APKs anônimos, mas com uma condição
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi | •

O Android ainda vai permitir o download de APKs de desenvolvedores sem verificação na plataforma em 2026, mas em casos específicos. A medida vai valer apenas para “usuários experientes”, de acordo com o blog oficial para desenvolvedores do sistema.
- O Android vai bloquear APKs? Entenda a mudança no sistema
- Proteção contra roubos do Android será reforçada no Brasil em breve
A mudança aconteceu após a repercussão negativa de desenvolvedores e usuários do sistema que ainda exigiam manter a opção para baixar apps que não encaixavam nas regras determinadas.
A equipe do Android não entrou em muitos detalhes, mas confirmou a intenção de criar fluxos específicos para permitir o sideloading nesse contexto, com direito a alertas de segurança e mecanismos para evitar coerção, algo comum em tentativas de golpe.
Ainda não há informações sobre o que qualificaria alguém como uma pessoa experiente no sistema.
O que vai acontecer com os APKs?
O Google vai exigir que os aplicativos disponíveis para Android sejam publicados apenas por quem tem a Verificação de Desenvolvedor no sistema a partir de 2026. A medida já valia para a Play Store, mas será expandida para apps publicados por fora da loja.
A regra foi anunciada com o objetivo de reduzir golpes e aumentar a segurança, mas rendeu críticas por ameaçar a estrutura aberta do Sistema do Robozinho.
Agora, a empresa confirmou a criação de um mecanismo para permitir a prática apenas para pessoas que já têm experiência com sideloading e sabem dos possíveis riscos de baixar apps sem verificação.
Vale destacar que a medida não vai acabar com o download de APKs, só vai limitar o acesso a alguns softwares de desenvolvedores anônimos.
Leia também:
- Como fazer um prompt criativo? Google dá dicas para criar fotos e vídeos com IA
- Android movimentou R$ 56,2 bilhões no PIB do Brasil em 2024
- O que é o APK e quais os riscos de baixá-lo?
VÍDEO: Testamos a IA da Motorola… e Ela É Surpreendentemente Útil!