Android vai bloquear tela após muitas tentativas erradas de autenticação
Por André Lourenti Magalhães |

O Android ampliou algumas das proteções contra furto e roubo de celulares nesta terça-feira (27). Uma das novidades é a opção para ligar ou desligar o modo que bloqueia a tela após identificar muitas falhas de autenticação no sistema.
- Android analisou padrões para criar modo contra roubo, diz gerente técnico
- Como deixar o Android mais seguro | 9 dicas
A maior parte dos recursos atualizados já existe no Robozinho há algum tempo (e são ativadas por padrão no Brasil). Outra mudança envolve o tempo de bloqueio da tela após muitas tentativas incorretas de adivinhar a senha — entenda o que muda:
- Proteção contra tentativas de login
- Mais tempo de bloqueio
- E o Brasil?
Proteção contra tentativas de login
O bloqueio após falha na autenticação trava a tela e exige a senha ou biometria quando alguém tenta mudar configurações sensíveis ou acessar aplicativos várias vezes sem sucesso. Agora, o Android tem um seletor para ativar ou desativar o modo nas configurações de proteção contra roubo
Caso você não tenha sido vítima de furto ou roubo e apenas esqueceu suas credenciais, basta desbloquear a tela e tentar novamente. O recurso foi anunciado no Android 15, mas agora há uma opção para que as pessoas tenham mais controle sobre o uso.
Mais tempo de bloqueio
O Android já tem proteções nativas contra quem tenta adivinhar a senha várias vezes, mas agora liberou outra camada de segurança: o tempo entre tentativas de desbloqueio aumentou após vários erros seguidos.
Para evitar bloqueios por acidente (como uma criança tentando usar um celular, por exemplo), o Android não vai considerar tentativas idênticas do mesmo código.
E o Brasil?
O Brasil é um dos pilares para as proteções contra roubo do Android e o país serviu como piloto para alguns recursos, como o bloqueio da tela ao identificar movimento similar ao de furto. Além disso, todo celular nas configurações de fábrica já conta com alguns modos ativados por padrão.
Em teste feito pelo Canaltech, o modo para ativar ou desativar a proteção contra tentativas erradas de login não estava disponível em celulares com o sistema operacional. Ainda não é possível saber quando o recurso vai chegar aqui e se vai ser habilitado por padrão nos aparelhos.
A reportagem entrou em contato com o Google para um posicionamento, mas ainda não teve retorno.
Leia também:
- Areia da praia estraga o celular? Entenda os riscos e saiba como se proteger
- O que é bloqueio total e modo de recuperação no Celular Seguro?
- Celular do PIX: 6 modelos bons e baratos para se proteger de golpes e roubos
VÍDEO: Diferenças de sistema entre Motorola Edge 60 Pro e Pixel 10 Pro