Android Auto vai sugerir músicas e notícias para evitar distrações ao volante

Android Auto vai sugerir músicas e notícias para evitar distrações ao volante

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Agosto de 2021 às 12h52
Felipe Ribeiro/ Canaltech

O Android Auto foi criado como uma forma de manter a atenção do motorista na via, para que ele não precise olhar o celular para acessar as opções mais usadas. Os aprimoramentos do app, em geral, são voltados para otimizar essa premissa, inclusive com a constante melhoria do Google Assistente, que agora será capaz de sugerir mídia.

O programa projetado para centrais multimídias de veículos deve ganhar uma atualização para fornecer seleções de músicas e podcasts. Um novo atalho fará sugestões automáticas com base no gosto do usuário, o que pode reduzir o tempo gasto na busca do que escutar, além de diminuir a necessidade de desviar a atenção para a seleção.

O botão fica estrategicamente posicionado para entregar conteúdos relacionados ao gosto do usuário (Imagem: sccabrian/Reddit)

Essa novidade havia sido antecipada por um usuário no Reddit, a partir do surgimento de um pequeno botão com nota musical. Ele fica localizado na barra de navegação, junto aos controles do player e das notificações, e exibe as sugestões quando pressionado.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Ainda não está claro como o Google escolhe o que é conteúdo relevante, mas pode ter relação com as listas de reprodução do Spotify e com os comandos de voz do Assistente. Em alguns casos, o botão também oferece notícias, possivelmente extraídas da integração com o Chrome.

Conforme o site Android Police, não existe uma opção para remover o recurso, alterar suas configurações ou filtrar os resultados nas sugestões, mas isso pode ocorrer por se tratar de algo em fase experimental. Conforme os resultados e a adesão do usuário, é provável que o Google traga algo mais “personalizável”.

A mudança foi feita no lado do servidor, por isso não adianta atualizar o app para ter acesso. Se o botão de sugestões não aparece para você, o jeito é aguardar até a disponibilização total aos demais usuários.

Você já está com acesso ao recurso no seu Android Auto? O que achou da adição? Comente com as suas impressões.

Fonte: Android Police  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.