Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google libera e Android Auto deve ganhar vários novos aplicativos de terceiros

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Abril de 2021 às 09h55

Link copiado!

Rafael Romer/Canaltech
Rafael Romer/Canaltech
Tudo sobre Google

A biblioteca de aplicativos para Android Auto está prestes a receber um baita reforço. O Google autorizou o lançamento de apps de terceiros focados em navegação, baliza e carregamento na Play Store veicular e as novas opções logo devem dar as caras por lá.

Antes que alcancem o usuário final, o aplicativo Android Auto precisa seguir os padrões de desenvolvimento determinado pelo Google, ser construído sobre a APIandroidx.car.app, testado na unidade principal de área de trabalho — uma emulação do painel central de um veículo Android Auto — e só então publicado no Play Console.

O ecossistema do Android Auto, diferente do Android para celular, recebeu tratamento especial do Google. A companhia se aproximou significativamente dos apps para garantir a entrega de uma experiência sólida e segura para os motoristas por meio de interfaces semelhantes e de fácil aprendizado.

Continua após a publicidade

Até esta terça-feira (6), o único meio para experimentar os novos aplicativos era através do programa de acesso antecipado do Android Auto. Naturalmente, a necessidade de inscrição voluntária reduzia o alcance dessa avaliação. Agora, a distribuição de softwares será aberta para a versão estável e alcançará todos os modelos com sistema atualizado.

“Nosso objetivo com a biblioteca é permitir que você traga seu aplicativo para todos os mais de 500 veículos compatíveis com Android Auto, desde que respeite nossos padrões. A biblioteca reduz a complexidade dos tipos de tela e os métodos de entrada para que você possa focar no que faz seu app brilhar”, descreveu o Google na página dedicada aos desenvolvedores.

Continua após a publicidade

Graças ao período de testes, alguns dos aplicativos já foram flagrados na tela principal do Android Auto e estão em avançado estado de desenvolvimento. O Sygic, um app de navegação GPS capaz de baixar mapas para visualização offline, foi o primeiro a estrear na loja e está disponível para download nos veículos compatíveis.

Mais opções devem alcançar a plataforma nos próximos dias, portanto fique atento às novidades da Play Store para baixar qualquer um que desperte interesse.

Fonte: Google, 9to5Google